
A multinacional sa Veolia, que atua em Santa Catarina, chega ao ano de 2024 com uma série de realizações para comemorar junto aos colaboradores e ao público que atende. Entre os destaques de 2023, está o aumento da oferta de serviços, a realização de projetos socioambientais e o reposicionamento da marca, considerado um marco na história que a Veolia vem construindo no Brasil, quando as empresas Proactiva, Recicle, CRS e Getal, aram a atuar com o nome Veolia em suas operações.
Para o novo ano, ganha destaque a inovação na área de segurança da Veolia, com as chamadas ‘red zones’, que são luzes vermelhas nos veículos para proteger os coletores durante as operações de coleta. Segundo o diretor da Regional Sul da Veolia Brasil, Hanokh Yamagishi, a iniciativa começou nas operações de Brusque e será expandida gradativamente para toda a frota de SC, que possui 80 caminhões de coleta.
O ano também promete ser marcante para a Veolia devido aos planos de avanço nas ações socioambientais. Um exemplo é o projeto de compostagem no CGR Biguaçu, que deve ser potencializado. “A Veolia segue seu propósito de diminuir a quantidade de carbono enviado para a atmosfera e aumentar o emprego de tecnologia para valorização dos resíduos”, afirma o Diretor Hanokh.

“Em termos de energia limpa, a Veolia trabalha com a instalação de painéis solares em Brusque e Blumenau, potencializando a produção de energia fotovoltaica. Os novos painéis estão previstos para entrar em funcionamento no primeiro trimestre do ano e há o planejamento de ampliação desta iniciativa”, anuncia.
Oferta de serviços e resultados y6g5r
Outro ponto citado pelo diretor foi a ampliação da oferta dos serviços de coleta seletiva, com implementação em Balneário Piçarras, no mês de setembro, abrangendo residências, comércios e ecopontos. O caminhão coletor ou a ser identificado com a campanha “Recicle seus Hábitos”, contando com a participação da população na prática de separação correta dos resíduos.
Também na oferta de serviços, a coleta seletiva tem se consolidado nos municípios de Barra Velha, Penha e Navegantes. Durante o primeiro ano, a coleta resultou no encaminhamento de mais de 975 toneladas de materiais para a reciclagem, com destaque para Barra Velha, que nos primeiros meses, teve cerca de 1 tonelada de recicláveis coletados por dia. Um ano depois, esse número aumentou para 1,4 toneladas/dia, com incremento de 40%, considerado um aumento muito significativo.
Em Navegantes, em apenas um ano, foram coletadas 305 toneladas de recicláveis, enquanto em Penha, o número acumulado ao longo de 12 meses foi de 290 toneladas. Diante dos números, o Diretor Yamagishi ressalta que, além de contribuir para a sustentabilidade, o serviço reforça o propósito da Veolia, que é a transformação ecológica. “Ao prestarmos esse serviço, estamos não apenas promovendo a limpeza urbana e o reaproveitamento dos recicláveis, mas melhorando a qualidade de vida de toda a população e contribuindo para a economia circular.”
Propósito nas ações y2l20

As iniciativas socioambientais da Veolia ganharam destaque especial em 2023. Entre os pontos altos citados pelo diretor Yamagishi, está o ‘Ao Redor da Ibero-América’, um programa de educação ambiental organizado pela Veolia desde 2012, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEA), dirigido às crianças das escolas públicas das cidades onde atua. Este ano participaram 105 escolas públicas do Brasil, impactando 5.600 alunos, e em Santa Catarina, 11 municípios, sendo a grande vencedora do projeto a estudante de Antônio Carlos, Isadora Pauli, 11 anos.
Outro destaque nas ações socioambientais foi a participação da Veolia na Oktoberfest Blumenau, pela segunda vez, como parceira sustentável da festa. O plano de ações para redução do impacto ambiental na maior festa alemã do Brasil alcançou incríveis números, como a valorização de 128,91 toneladas de resíduos, o que gerou 569.704.854 KW.h, quantidade de energia suficiente para abastecer todas as unidades consumidoras de Blumenau por aproximadamente 3,5 meses, ou carregar mais de 247 mil celulares.

Sobre a Veolia 4x6i4
Presente em todos os cinco continentes e contando com uma equipe de mais de 220 mil colaboradores, o Grupo Veolia concebe e implementa soluções para enfrentar os desafios atuais de cidades e indústrias, abrangendo a gestão de água, resíduos e energia. No ano de 2022, a empresa forneceu água potável a 111 milhões de pessoas, serviços de saneamento básico a 97 milhões, e gerou 44 terawatts-hora de energia. Adicionalmente, valorizou 61 milhões de toneladas de resíduos.
A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) registrou uma receita consolidada de 42,8 bilhões de euros em 2022. Em Santa Catarina, a empresa istra três Centros de Gerenciamento de Resíduos (CGR) localizados nas cidades de Biguaçu, Blumenau e Brusque. Além disso, é responsável pela coleta de resíduos sólidos urbanos e recicláveis em municípios da Grande Florianópolis, do Vale do Itajaí e do litoral norte catarinense, incluindo Araquari. A Veolia realiza também a coleta e o tratamento de resíduos perigosos e de saúde, contando com aproximadamente 940 colaboradores no estado.