Vídeo flagra caminhão jogando suposto lixo às margens do rio Itajaí-Açu, em Rio do Sul 5e6v5v

Moradores flagraram descarte às margens do rio Itajaí-Açu e também reclamam do acúmulo de lixo na Secretaria de Obras da cidade 2t5461

Um vídeo gravado por moradores de Rio do Sul flagrou um caminhão da Setep Construções jogando algo que afirmam ser lixo às margens do Rio Itajaí-Açu. O vídeo também mostra um carro da prefeitura de Rio do Sul no local acompanhando o caminhão. A filmagem foi feita nesta terça-feira (3) às 11h10.

O vídeo foi gravado no bairro Bonfim, ao lado da ponte que fica no final da rua Rui Barbosa. A ponte que aparece na filmagem liga o bairro a SC-350, que vai em direção a Ituporanga.

Leia também: 1v3i59

Enquanto o caminhão despejava o material às margens do rio, o carro da prefeitura permaneceu na cabeceira da ponte observando a ação. Depois, caminhão da Setep e carro da prefeitura de Rio do Sul deixaram o local juntos.

Moradores da região também relataram que antes da gravação do vídeo, por volta das 5h de segunda-feira o despejo se repetiu. O caminhão jogou o material no local por 4 vezes e, sempre acompanhado por um veículo da prefeitura.

Lixo também na Secretaria de Obras 5y4365

Além do despejo do suposto lixo às margens do rio Itajaí-Açu, moradores de Rio do Sul também reclamam do acúmulo de lixo atrás da Secretária de Obras da cidade.

Moradores reclamam do acúmulo de lixo atrás da Secretária de Obras da cidade – Foto: Arquivo Pessoal/NDMoradores reclamam do acúmulo de lixo atrás da Secretária de Obras da cidade – Foto: Arquivo Pessoal/ND

Moradores relatam que o local está a cerca de 10 metros da barranca do rio. Segundo eles, até os rejeitos do caminhão que limpa as bocas de lobo são jogados no local.

A Secretaria de Obras fica próxima à rodovia BR-470, onde era o antigo centro de eventos.

Contraponto t22b

A equipe do ND entrou em contato com a prefeitura de Rio do Sul que afirmou não se tratar de lixo mas, na verdade terra de uma obra de pavimentação. Disse se tratar de um PRAD (Plano de Recuperação de Área Degradada) que conta com autorização do Departamento de Meio Ambiente e feito por uma engenheira ambiental.

Ainda salientou que o material despejado no local será utilizado para a criação de um bosque para a comunidade do Bonfim.

A Secretária de Obras da cidade afirmou que iria averiguar a situação do descarte de lixo. Foi dito que não tinham conhecimento da situação e que o descarte no local não é autorizado há algum tempo. Atualmente o descarte de lixo é feito em outros locais apropriados.

A Setep Construções não atendeu às ligações da equipe do ND.

O ND também entrou em contato com o IMA (Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina) que solicitou o vídeo. Depois de uma análise feita pelos técnicos do IMA o município pode estar sujeito a multas e outras penalizações, em caso de irregularidades.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Meio Ambiente 1k6334

Meio Ambiente

Cobertura de esgoto em São José alcança menos da metade do município 1c2q2h

Contrato de concessão da Casan termina em 2027, e a cidade vai buscar soluções no mercado para alcan ...

Diogo de Souza

Ibama reafirma pela 3ª vez a capacidade do IMA para licenciar a Marina da Beira-Mar Norte 6e1g5w

Ibama reafirmou, em parecer enviado à 6ª Vara Federal, a capacidade do IMA (Instituto do Meio Ambien ...

Meio Ambiente

Multinacional de SC se une à gigante do cosmético para projeto inovador na Amazônia 6m592m

Iniciativa leva energia solar à comunidade ribeirinha no Pará e amplia renda de famílias agroextrati ...

Meio Ambiente

VÍDEO: Vulcão Kilauea entra em erupção no Havaí e forma ‘muralha de lava’ 65181i

O vulcão Kilauea, um dos mais ativos do mundo, arremessou lava fluida a 300 metros de altura no Hava ...

Paulo Rolemberg

Limite da APA da Baleia Franca no Sul de SC entra em discussão na Câmara dos Deputados 6i2s54

Uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei 849/2025, que propõe a revisão dos limites da A ...