Um vídeo gravado por moradores de Rio do Sul flagrou um caminhão da Setep Construções jogando algo que afirmam ser lixo às margens do Rio Itajaí-Açu. O vídeo também mostra um carro da prefeitura de Rio do Sul no local acompanhando o caminhão. A filmagem foi feita nesta terça-feira (3) às 11h10.
O vídeo foi gravado no bairro Bonfim, ao lado da ponte que fica no final da rua Rui Barbosa. A ponte que aparece na filmagem liga o bairro a SC-350, que vai em direção a Ituporanga.
Leia também: 1v3i59
- MP instaura inquérito para investigar empresas de limpeza e roçada em Blumenau
- Casal de idosos é encontrado morto dentro de casa em Rio do Sul
Enquanto o caminhão despejava o material às margens do rio, o carro da prefeitura permaneceu na cabeceira da ponte observando a ação. Depois, caminhão da Setep e carro da prefeitura de Rio do Sul deixaram o local juntos.
Moradores da região também relataram que antes da gravação do vídeo, por volta das 5h de segunda-feira o despejo se repetiu. O caminhão jogou o material no local por 4 vezes e, sempre acompanhado por um veículo da prefeitura.
Lixo também na Secretaria de Obras 5y4365
Além do despejo do suposto lixo às margens do rio Itajaí-Açu, moradores de Rio do Sul também reclamam do acúmulo de lixo atrás da Secretária de Obras da cidade.

Moradores relatam que o local está a cerca de 10 metros da barranca do rio. Segundo eles, até os rejeitos do caminhão que limpa as bocas de lobo são jogados no local.
A Secretaria de Obras fica próxima à rodovia BR-470, onde era o antigo centro de eventos.
Contraponto t22b
A equipe do ND entrou em contato com a prefeitura de Rio do Sul que afirmou não se tratar de lixo mas, na verdade terra de uma obra de pavimentação. Disse se tratar de um PRAD (Plano de Recuperação de Área Degradada) que conta com autorização do Departamento de Meio Ambiente e feito por uma engenheira ambiental.
Ainda salientou que o material despejado no local será utilizado para a criação de um bosque para a comunidade do Bonfim.
A Secretária de Obras da cidade afirmou que iria averiguar a situação do descarte de lixo. Foi dito que não tinham conhecimento da situação e que o descarte no local não é autorizado há algum tempo. Atualmente o descarte de lixo é feito em outros locais apropriados.
A Setep Construções não atendeu às ligações da equipe do ND.
O ND também entrou em contato com o IMA (Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina) que solicitou o vídeo. Depois de uma análise feita pelos técnicos do IMA o município pode estar sujeito a multas e outras penalizações, em caso de irregularidades.