A chuva que caiu sobre parte do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (23) trouxe, mais uma vez, alertas ao Estado. Em Porto Alegre, moradores foram surpreendidos pelo alagamento de ruas que ainda não tinham sido atingidas pela cheia.

Em locais ainda fragilizados e com muito lixo, a água jorrava pelos bueiros. Segundo o Dmae (Departamento Municipal de Água Esgoto) a água da chuva não escoou devido à obstrução do sistema pluvial.
Além disso, a casa de bombas do Menino Deus, região que alagou nesta quinta, estava operando com capacidade reduzida.
Parque da Redenção foi tomado pela água durante a manhã – Vídeo: Situação Redenção
Na Redenção, parque que é um dos cartões postais da cidade, a água tomou conta. Ruas do bairro Azenha e Santana, que não viviam o mesmo cenário de caos que outras partes da capital gaúcha, foram alagadas.
Bairro Azenha, que ainda não havia sido atingido pela cheia, teve ruas completamente alagadas – Vídeo: Reprodução/ND
Lixo boiando na água da chuva 2x1j43
Moradores de Porto Alegre que foram atingidos pela enchente relatam que deixaram móveis, utensílios domésticos e outros tipos de rejeitos nas calçadas, conforme orientação do Departamento Municipal de Limpeza Urbana.
Dmae diz que água escoa com dificuldade devido as obstruções na rede pluvial de Porto Alegre – Vídeo: Reprodução/ND
No entanto, o órgão diz que não houve tempo para recolhimento dos entulhos. Agora, o lixo boia sobre a água ou, ainda, entope bueiros.
Aulas canceladas 68331n
As aulas nas redes municipal, estadual e privada foram suspensas em Porto Alegre nesta sexta-feira (24). O motivo é à dificuldade de o a diversos locais da cidade: até o momento 94 pontos estão bloqueados, diz a EPTC.
Aulas estão canceladas em Porto Alegre nesta sexta-feira (24) – Vídeo: Reprodução/ND
Ainda, em uma creche na Zona Sul da capital gaúcha, cerca de 20 crianças precisaram ser resgatadas de barco depois que a água subiu rapidamente.