O combate aos “microlixos”, pequenos resíduos que podem ar despercebidos no processo de limpeza diária das praias, será o foco de uma ação realizada nas praias agrestes de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. O mutirão, monitorado pela Secretaria do Meio Ambiente, terá a participação de cerca de cem voluntários.

A ação busca eliminar os microlixos das praias, resíduos de pequenas dimensões, que acabam escapando do processo de limpeza pública diária, como bitucas de cigarro, tampas de cerveja, lacres de latas, fragmentos de plásticos, entre outros.
Antes do mutirão, os voluntários serão preparados para a atividade com uma palestra sobre educação ambiental no Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta, no bairro dos Municípios, em Balneário Camboriú, a partir das 14h.
O grupo com cerca de cem voluntários será separado em três equipes, cada uma destinada à limpeza de uma das praias.
Além de remover os resíduos da areia, os envolvidos irão conscientizar os banhistas sobre o descarte correto do lixo.
A previsão é que a ação ocorra das 14h40 às 17h. A ação é uma iniciativa de integrantes do Projeto Missão Calebe, da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Estaleirinho terá oficina de educação ambiental 234t39
Na programação de atividades deste sábado está incluso também a oficina “Será que vai dar Praia?” na Praia do Estaleirinho, prevista para acontecer das 10h às 14h.
A oficina faz parte das ações de educação ambiental desenvolvidas pela Secretaria do Meio Ambiente nas praias que são Bandeira Azul no município.

A atividade é sobre segurança e acidentes na praia, temas abordados de forma lúdica, com brincadeiras e jogos para as crianças.
O incentivo à ações de educação ambiental é um dos requisitos do programa Bandeira Azul.