As ativistas ambientais que jogaram sopa de tomate no quadro Girassóis, de Van Gogh, National Gallery de Londres, compareceram ao tribunal britânico para prestar depoimentos neste sábado (15).

Anna Holland, de 20 anos, e Phoebe Plummer, de 21, ambas do grupo de desobediência civil Just Stop Oil, declararam-se inocentes em seu comparecimento perante o juiz distrital Tan Irkam. As duas foram soltas sob fiança à espera do julgamento em 13 de dezembro em Londres.
A pintura em si não foi danificada, pois estava protegida por um vidro, mas a moldura, sim, que sofreu “danos menores”, anunciou a galeria.
As duas entraram na National Gallery e jogaram duas latas de sopa Heinz sobre a tela, pintada em 1888 pelo mestre impressionista holandês. A obra é avaliada em US$ 84,2 milhões.
Com esta ação, Just Stop Oil quis dar visibilidade à sua reivindicação de que o governo britânico interrompa todos os novos projetos de exploração de hidrocarbonetos no país, informou a organização ambientalista em um comunicado.