Morre Fernando Botero, pintor e escultor famoso por obras ‘volumosas’ 6s2v3x

Artista colombiano morreu aos 91 anos, em decorrência de complicações causadas pela doença de Parkinson 1172e

O pintor e escultor colombiano Fernando Botero, um dos artistas latino-americanos mais influentes do século 20, morreu nesta sexta-feira (15) aos 91 anos, após complicações de saúde causadas pela doença de Parkinson.

De acordo com a filha do artista, Lina Botero, Fernando faleceu por volta das 9h, em Mônaco, estado europeu. Ele era famoso por retratar personagens ‘volumosos’.

Fernando BoteroPintor e escultor Fernando Botero morreu nesta sexta-feira (15), em Mônaco – Foto: Boris Horvat/AFP

“Estava em uma situação delicada de saúde, há vários anos com um Parkinson rígido e desenvolveu uma pneumonia nos últimos cinco dias (…) Chegou um momento, em que estava ficando muito difícil respirar. Felizmente, morreu de forma tranquila”, declarou a filha à Blu Rádio da Colômbia.

“Continuou pintando até o final, mas não a óleo, porque lhe dava muito trabalho ficar de pé. Mas trabalhava com aquarela”, acrescentou Lina.

Ela conta que o pai chegou a trabalhar pela última vez no sábado (9) em seu ateliê em Mônaco, antes de sua doença respiratória piorar.

Nascido em 1932 em Medellín, no centro da Colômbia, ele é considerado um dos mais importantes artistas latino-americanos do século 20.

O prefeito de sua cidade natal, Daniel Quintero, decretou sete dias de luto: “Lamentamos, profundamente, a morte do mestre Botero, um grande mestre da arte, da cultura, mas também por seu amor por Medellín, por seu amor pela Colômbia, por seu amor pela América Latina”.

Artista latino-americano mais vendido em vida, Botero bateu seu próprio recorde em 2022, quando sua escultura “Hombre a Caballo” alcançou US$ 4,3 milhões (R$ 22,43 milhões na cotação da época), em um leilão da casa Christie’s.

Últimos os 4e6q66

O artista colombiano Fernando Botero em novembro de 2017, em frente a uma de suas pinturas exposta no Hotel de Caumont, em Aix en Provence, sul da França – Foto: Boris Horvat/AFPO artista colombiano Fernando Botero em novembro de 2017, em frente a uma de suas pinturas exposta no Hotel de Caumont, em Aix en Provence, sul da França – Foto: Boris Horvat/AFP

“Penso com frequência sobre a morte e lamento deixar este mundo e não poder mais trabalhar porque tenho grande prazer trabalhando”, disse ele em uma entrevista à AFP por ocasião do seu 80º aniversário, em 2012.

“Morreu um grande homem, deu um bom nome ao país, enalteceu a cultura”, escreveu o ex-presidente da Colômbia Álvaro Uribe (2002-2010).

Com formas voluptuosas e levemente surrealistas, as obras de Botero se tornaram populares em todo o mundo, podendo ser vistas em museus e espaços públicos de cidades como Bogotá, Madri, Paris, Barcelona, Singapura e Veneza.

Para o artista, as exposições em espaços públicos eram uma “forma revolucionária” de aproximar a arte do público.

Exposições ao ar livre 5eb5v

Ele doou cerca de 20 de suas enormes esculturas de bronze para sua cidade natal, Medellín, em 2004. Expostas ao ar livre, na Plaza Botero, as obras foram vandalizadas em 2020 por desconhecidos que usaram “substâncias químicas” para descolorir o metal. O episódio gerou indignação.

Outra escultura instalada em uma praça de sua cidade foi parcialmente destruída em 1995 por uma bomba que matou 23 pessoas, em plena guerra do Estado colombiano contra os cartéis do narcotráfico e as guerrilhas de esquerda. Os autores do ataque não foram identificados, e os restos da obra “El Pájaro” permanecem no Parque de San Antonio.

O escultor colombiano Fernando Botero posa em frente a uma de suas obras na avenida Champs Elysees, em Paris, em 16 de outubro de 1992. – Foto: Bertrand Guay/AFPO escultor colombiano Fernando Botero posa em frente a uma de suas obras na avenida Champs Elysees, em Paris, em 16 de outubro de 1992. – Foto: Bertrand Guay/AFP

Filho de um modesto trabalhador do comércio, Botero se iniciou na arte precocemente e contra a vontade da família. Aos 15 anos, vendia desenhos com temas de touradas na entrada da Plaza de Toros La Macarena.

Seu legado, que inclui mais de 3 mil pinturas e 300 esculturas, foi pautado por sua insaciável sede de criação. Nos últimos anos, trabalhou 10 horas por dia.

A mera ideia de abandonar os pincéis “me aterroriza mais do que a morte”, afirmou.

De Paris, a galerista Leonor Parra, fundadora do evento artístico “Carré Latin”, disse à AFP que Botero “era, sem dúvida alguma, um dos artistas vivos mais importantes da América Latina. Sua preocupação com o volume marcou uma época da figuração latino-americana. Mais do que um artista colombiano, ou latino-americano, é um artista mundial”.

Durante anos, dividiu sua vida entre um vilarejo na Toscana (Itália), Nova Iorque, Medellín e Mônaco. Desde 1976, era casado com a artista grega Sophia Vari, que faleceu em maio deste ano.

“Desde que Sophia morreu, sua companheira de alma de 48 anos de vida, meu pai sofreu um baque muito duro, que produziu nele uma tristeza infinita”, lamentou sua filha, Lina.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Pintura 1u2p6r

Pintura

Galeria Municipal de Arte de Balneário Camboriú será reaberta neste ano, diz prefeitura y5y56

Fechada há quase 5 anos, Galeria Municipal de Arte precisa de reformas que serão discutidas por grup ...

Pintura

FOTOS: Exposição de Van Gogh inédita em SC é de tirar o fôlego 3n32o

Obras de Van Gogh & Impressionistas estão em exposição em Porto Belo com imersão e paisagens colorid ...

Pintura

Univali lança Concurso Nacional de Muralismo em comemoração aos 60 anos de universidade 664g66

Concurso Nacional de Muralismo seleciona propostas para destacar o trabalho da universidade comunitá ...

Pintura

Artista plástica catarinense terá obras expostas em museu e castelo medieval na Alemanha 4i6u69

A artista plástica Marcela Schmidt participará de uma mostra coletiva em homenagem aos 200 anos da i ...

Pintura

Exposição imersiva de Van Gogh estará pela primeira vez em SC 2jg37

Exposição aplica efeitos e movimentos de videografismo em obras consagradas de Van Gogh e de outros ...