A rainha Elizabeth 2ª será enterrada nesta segunda-feira (19), após cinco dias de velório público no Salão de Westminster, em Londres. O caixão da rainha saiu do Palácio de Westminster, por volta das 10h44 (aproximadamente 6h44 — no horário de Brasília), na carruagem da Marinha Real Britânica, acompanhado de 142 marinheiros.

A última vez que a carruagem foi utilizada foi em 1979, no funeral de Lorde Mountbatten, tio do príncipe Philip. As informações são do Portal Splash, da UOL.
A procissão é guiada pelo rei Charles 3º e pelos irmãos, os príncipes Andrew e Edward e a princesa Anne. Atrás deles, estão os príncipes William e Harry.
Ainda segundo informações da UOL, o corpo deve chegar na Abadia de Westminster por volta das 11h. O local é de muitas lembraças, pois foi palco do casamento de Elizabeth 2ª com Philip, em 1947. Além disso, a Abadia foi o local onde a rainha foi coroada em 1953.
Discursos e cerimônias 2hv6s
Durante a cerimônia fúnebre, a primeira-ministra Liz Truss deve realizar um discurso. Segundo informações da UOL, o evento terminará às 12h, no horário de Londres (4h no horário de Brasília). Ao final, os britânicos respeitarão dois minutos de silêncio em homenagem à monarca.
O velório vai se dividir em duas cerimônias: a primeira, para chefes de Estado, já a outra, mais restrita, às 16h de Londres (12h em Brasília).

Para a primeira cerimônia, são cerca de 2 mil convidados. Além da família real britânica, também estão na lista os chefes de Estado dos países com quem o Reino Unido mantém relações diplomáticas, inclusive o presidente Jair Bolsonaro (PL), membros de outras famílias reais europeias e servidores públicos.
Já o segundo funeral terá apenas 800 convidados: a família real, representantes dos países do Commonwealth e funcionários da rainha.
A segunda cerimônia 447f
A segunda etapa do cerimonial será realizado na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor. Após o funeral na Abadia de Westminster, o caixão será conduzido até o Arco de Wellington em uma procissão de 45 minutos, liderada pela polícia montada canadense.
O cortejo também terá representantes das forças armadas do Reino Unido e dos outros países do Commonwealth, da polícia e do serviço nacional de saúde.
O caixão será levado dentro de um carro fúnebre do Arco de Wellington até o Castelo de Windsor, de onde sairá outra procissão em direção à Capela de São Jorge. Lá acontecerá o segundo funeral e o enterro da rainha.
A segunda cerimônia representará o final do reinado de Elizabeth 2ª, que durou 70 anos, o mais longevo da história do Reino Unido. A Coroa Imperial do Estado, o cetro e o orbe serão retirados de cima do caixão pelo joalheiro real.
Uma missa será celebrada e, às 19h30 de Londres (15h30 de Brasília), a rainha será enterrada ao lado de seu marido, Philip, o Duque de Edimburgo, e de seus pais e irmã.
** Com informações do Portal Splash, do UOL.