Antonio Denarium (PP) foi reeleito após vencer as eleições para o governo de Roraima. O atual governador liderou a votação deste domingo, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com 56,45% dos votos. O resultado veio com 92,11% das urnas apuradas. O vice-governador eleito é Edilson Damião Lima (Republicanos).
Antonio Denarium, candidato do Progressistas ao governo de Roraima – Foto: Reprodução/Facebook
A segunda colocada na disputa foi Teresa Surita (MDB), que obteve 41,21%. Com o percentual de urnas já apuradas, Surita não tem mais condições matemáticas de alcançar Denarium ou de levar a disputa ao segundo turno.
Nascido em Anápolis (GO), Antonio Denarium tem 58 anos. Ele se mudou para Roraima em 1994, aos 25 anos, quando trabalhava no Banco Bamerindus e tinha a intenção de chefiar a filial da empresa no Estado.
Após a mudança para a região Norte, trabalhou nos setores financeiro e agropecuário. Denarium fundou empresas voltados para o mercado financeiro e imobiliário e trabalhou como presidente de um frigorífico.
A carreira política de Denarium começou em 2010. Na época, era filiado ao PPS (Partido Popular Socialista), sendo primeiro suplente de Marluce Pinto, candidata ao senado.
Em dezembro de 2018, Denarium foi nomeado pelo então presidente Michel Temer como interventor federal em Roraima. O Estado enfrentava uma crise financeira e de segurança pública e a governadora Suely Campos foi afastada do cargo.
No mesmo ano, ele concorreu ao governo do Estado. Filiado ao PSL (Partido Social Liberal), foi eleito no segundo turno. Em 2020, desfiliou-se do PSL, seguindo o movimento de Jair Bolsonaro.
Os demais concorrentes ao governo de Rondônia tiveram a seguinte votação: