O atestado de óbito da rainha Elizabeth II foi publicado nesta quinta-feira (29). O documento revela que a monarca com o reinado mais longevo da história da Inglaterra morreu de “velhice”, aos 96 anos.
O documento revela que a monarca faleceu de “velhice” – Foto: Chris Jackson/AFP
Elizabeth II faleceu no dia 8 de setembro em sua residência particular no Castelo de Balmoral, na Escócia. Conforme o documento, a hora da morte da soberana britânica foi às 15h10 (11h10 no horário de Brasília).
Para toda a nação do Reino Unido e principalmente para a família real, a perda da rainha foi algo que ficará marcado na história do país. Elizabeth II foi a soberana britânica que governou a Inglaterra por mais tempo. Em julho de 2015, ela superou os 63 anos e cinco meses de trono da rainha Vitória (1837-1901), que faleceu aos 81 anos.
Após o anúncio da morte da monarca que ocorreu na tarde do dia 8 de setembro, o rei Charles III declarou, em pronunciamento direto do palácio de Buckingham, a tristeza profunda sentida por toda a família e nação britânica.
Charles III disse que “a morte de minha amada mãe, sua Majestade a Rainha, é o momento da maior tristeza para mim e todos os membros da minha família”.
Despedida da rainha Elizabeth II 312zj
Os britânicos puderam se despedir da rainha durante os cinco dias de velório público prestados em homenagem à soberana. O funeral da monarca ocorreu 11 dias após sua morte, no dia 19 de setembro, na Abadia de Westminster, e foi prestigiado por toda a nação mundial.
O Coral da Abadia de Westminster e o Coral da Capela Real entoaram seus cânticos para os quase 2 mil participantes, incluindo centenas de governantes e monarcas do mundo.
Elizabeth II repousa ao lado dos pais e do marido, o príncipe Philip, Duque de Edimburgo, na cripta real em Windsor, falecido em 2021 vítima de problemas cardíacos.