A Câmara Municipal de Blumenau, no Vale do Itajaí, realizou na noite desta quarta-feira (17) uma audiência pública sobre o novo complexo da Polícia Civil. O assunto veio à tona após um ofício da Polícia Civil comunicar à Prefeitura que não tinha mais interesse no projeto.

A reunião contou com a presença do delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel. Na audiência pública, ficou alinhado que o complexo será construído e que uma das alternativas para viabilizar a estrutura seria a captação de recursos via emendas parlamentares.
O ex-delegado regional de Polícia de Blumenau, Rodrigo Marchetti, iniciou a sessão detalhando a ideia de ter a nova Central de Polícia. Segundo ele, o tema surgiu na época em que ele era delegado regional durante o mandato do ex-prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing.
“A intenção era unir diversas unidades, como a central de plantão policial que recebe os flagrantes, as divisões de investigação e a DPCAMI”, lembrou.

A ideia inicial de construir a estrutura na rua Itajaí não prosperou e, em 2021, procurou-se uma outra área. Um terreno às margens da Via Expressa foi doado pelo município, com o aval da Câmara de Vereadores de Blumenau, para dar andamento à proposta.
Entidades também se pronunciam 13t3o
Em seguida, utilizaram a tribuna o presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Blumenau, Jean Carlos Martins Rodrigues.
Conforme o advogado, a OAB apoia a reestruturação das delegacias e reforçou que a 1ª Delegacia de Polícia de Blumenau não tem mais condições de atender à população.
O representante da entidade lembra que os advogados reclamam com frequência da Central de Plantão Policial, que não possui celas adequadas recepcionar presos em flagrante.
O presidente aproveitou para solicitar uma sala para a OAB dentro do complexo a ser construído e colocou a instituição à disposição para dar celeridade ao projeto.
Delegados se pronunciam 2c6549
A delegada regional Juliana Tridapalli reforçou que Blumenau faz parte de uma região rica e que merece a construção do complexo. Ela lembrou em seu discurso a grande demanda dos inquéritos, flagrantes e procedimentos realizados em Blumenau.
Também ocuparam a tribuna para falar sobre o assunto o ex-prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing, o deputado estadual Napoleão Bernardes, o atual prefeito Mário Hildebrandt, o presidente da Câmara de Vereadores, Almir Vieira, entre outras autoridades.
Ao final da cerimônia, o delegado-geral Ulisses Gabriel falou sobre a questão e disse que o governador Jorginho Mello (PL) virá a Blumenau para discutir com lideranças da cidade as questões relacionadas ao caso e também às obras do antigo Plano 1000.
Em seguida, ele destacou investimentos feitos pelo governo estadual na área de segurança pública, como a entrega de novos veículos para a Polícia Civil, novos computadores e o investimento de cerca de R$ 1 milhão para a área de segurança em Blumenau. Ao final, o delegado-geral e a delegada regional responderam perguntas de cidadãos que estavam no plenário e outras questões de segurança pública.