Avaliação negativa do governo Lula dobra no Nordeste em um ano, aponta Pesquisa CNT 4g4m2g

Percepção negativa sobre o governo Lula aumentou entre os mais pobres e na classe média; pesquisa reforça tendência de queda na popularidade do presidente 1m3qg

As avaliações negativas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva dobraram no Nordeste no período aproximado de um ano. Foi o que apontou a Pesquisa CNT (Confederação Nacional do Transporte) divulgada nesta terça-feira (25).

Lula, presidente no governo Lula, com olhar apreensivo com a bandeira do Brasil ao fundoSegundo a pesquisa, 41% dos brasileiros culpam o governo Lula pelo aumento do custo de vida no Brasil – Foto: Divulgação/Agência Brasil/ND

O presidente Lula nasceu no município de Garanhuns, no agreste pernambucano e a região é tida como um reduto petista nas últimas décadas.

Nos últimos anos, o PT (Partido dos Trabalhadores), partido de Lula, conseguiu eleger governadores apenas em Estados nordestinos, como Piauí, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

Percepção negativa sobre o governo Lula aumenta entre os mais pobres e na classe média 32263p

Em janeiro de 2024, 14% dos nordestinos classificavam o governo Lula como ruim ou péssimo, enquanto 61% o avaliavam como bom ou ótimo, segundo o levantamento.

ado pouco mais de um ano, em fevereiro de 2025, 40% dizem que a gestão é boa ou ótima – uma queda de quase 20 pontos porcentuais – e 30% afirmam que a gestão é ruim ou péssima.

Presidente Lula com a mão levantada enquanto discursaPresidente Lula conquistou 69,34% dos votos válidos da região Nordeste nas eleições de 2022 – Foto: José Cruz/Agência Brasil/ND

Como mostrou o Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, a Pesquisa CNT reforçou a tendência de queda na popularidade do presidente Lula.

As avaliações positivas da gestão caíram de 35% para 29% de novembro de 2024 para fevereiro de 2025, seguindo a tendência já mostrada nas últimas pesquisas do Datafolha e da Quaest. As avaliações negativas subiram de 31% para 44% no mesmo período.

Presidente Lula de óculos em um ambiente escuro com iluminação no topo da cabeçaReprovação do governo Lula chega a marca de 44%, segundo Pesquisa CNT – Foto: Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil/ND

A percepção negativa sobre o governo Lula aumentou entre os mais pobres e na classe média. Entre as pessoas que ganham até dois salários mínimos, 24% classificavam o governo como ruim ou péssimo em novembro de 2024. Agora, são 35%.

Entre os que ganham de dois a cinco salários mínimos, 33% afirmavam que o governo era ruim ou péssimo no fim do ano ado. Nos resultados recentes, são 49%.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Política 5o403f

Política

Atentado contra Trump: jovem usou e-mails para comprar insumos de bomba 5r642u

Troca de e-mails teria acontecido meses antes de atentado contra Trump, diz CBS News

Política

Com senador de SC na lista, STF ouve testemunhas de acusados por tentativa de golpe de Estado 6c5t2q

Mais de 50 pessoas, entre governadores, ex-ministros e militares, foram indicadas para depor em favo ...

Fraude no INSS

Mudanças aprovadas pelo Congresso facilitaram descontos indevidos do INSS; entenda 2b1v16

Em 2019, a revalidação de descontos ou a ser exigida a cada três anos e, em 2022, item que revog ...

Política

Relatório da Cracolândia sugere salas de uso supervisionado de drogas 5u83g

Grupo de trabalho que reúne parlamentares e representantes da sociedade civil apresenta relatório da ...

Política

Greve da Receita Federal completa 180 dias com impacto na arrecadação e no comércio exterior 1z2h2n

Paralisação de auditores fiscais chega a seis meses com negociação preliminar de reajuste salarial; ...