Esplanada

Leandro Mazzini é jornalista, escritor e pós-graduado em Ciência Política pela UnB. Iniciou carreira em 1994 e ou pelo Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Correio do Brasil, Agência Rio, entre outros. O blog é editado por Mazzini com colaboração de Walmor Parente e equipe de Brasília, Recife e São Paulo.


Bolsonaro liga, e Bivar indica aliança 3u2t1s

Presidente conversou com dirigente do PSL, mas há resistências regionais 486j1e

Quieto em seu apartamento em Piedade, no Recife, o deputado federal Luciano Bivar fumou o cachimbo da paz com Jair Bolsonaro. Em um telefonema do presidente da República, ficou acertado com o manda-chuva do PSL que o partido vai ajudar o Governo com os seus 53 votos na Câmara dos Deputados e também nas eleições municipais.

Pragmático, Bivar entende que Bolsonaro tem a caneta por mais dois anos e meio e muitos cargos para o PSL. O outro tema foi um pedido feito para que o PSL não apoie a eventual candidatura de João Campos (PSB) à Prefeitura do Recife.

Como o tempo de propaganda eleitoral é definido pela bancada eleita em 2018, o PSL terá o maior tempo de TV,  seguido do PT. O PSB precisa correr atrás de outros aliados.

Bloqueio

Veja a confusão que força o presidente Bolsonaro a um diálogo com o PSL de Bivar, para pacificar palanques locais. Daniel França é o dirigente do PSL do Piauí, marido da deputada federal Joice Hasselmann (SP), que rompeu com o Palácio. Foi Joice, quando às boas com o clã nacional, que emplacou França no diretório.

Agora, o dirigente, na esteira do rompimento político de Joice, dificulta candidaturas de bolsonaristas filiados ao PSL local para prefeito e vereador. A choradeira chegou ao presidente. O ônus da pacificação está com Bivar, que topou trégua com Bolsonaro.

Japa enquadrado

Newton Ishii, o ‘Japonês da Federal’, foi condenado pelo juiz federal Sergio Ruivo à perda do cargo e multa de R$ 200 mil, no processo da Operação Sucuri no qual foi alvo.

MDB vai junto

A possível nomeação do deputado Osmar Terra para o Ministério da Saúde a pela enfermaria do MDB. Os doutores Michel Temer e Baleia Rossi têm que dar a alta.

Linha muda

Bolsonaro reforça o tom ideológico de suas interfaces diplomáticas. Já telefonou nos últimos dois meses para a maioria dos presidentes da América do Sul, menos para Nicolás Maduro (Venezuela) e Alberto Fernández (Argentina). E nem vai.

Foram-se os anéis

Em Brasília, Eike Batista, o ex-todo poderoso que já teve três jatos intercontinentais, tem ficado em hotéis 3 estrelas. E não se importa de usar cama de solteiro.

Museu Nacional

É provável que o Governo faça grande festa em 2022 para reabrir o Museu Nacional na Quinta da Boa Vista, com bom acervo cedido, no bicentenário da independência.

Severino

Severino Cavalcanti, o ex-presidente da Câmara falecido ontem, teve seu papel na direita conservadora, lembram aliados: barrou projeto como o ‘casamento gay’, de Marta Suplicy, e a legalização do aborto. Mas morreu manchado pelo mensalinho.

Direitos (e deveres)

O conhecido advogado Mattar Assad enviou carta aberta ao STF em que pede restauração dos direitos profissionais do jornalista Oswaldo Eustáquio, alvo no inquérito de ataques à instituição. Eustáquio, declarado aliado de Bolsonaro, está sem telefones, computadores e proibido de ar redes sociais.

Dirceu

O TCU ratificou a Câmara na aposentadoria do  ex-deputado José Dirceu. Ao contrário do que publicamos, ele tem direito a R$ 9.646,57 mensais.

Pisa-torto

A RJZ Cyrela quebrou a calçada em frente ao prédio Rio by Yoo, no Flamengo, Rio, e irritou moradores. Até cano furado já teve. Em nota, a construtora diz que revitaliza o gradil e manutenção da calçada, e tem licenças.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Esplanada 563g6m

Esplanada

Presidente da CNSeg: Só 15% das residências do Brasil têm seguro 13691w

O alerta vem do presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), Dyogo Oliveira, ex-mini ...

Esplanada

Marina perde apoio e deve sair após a COP30 4u6v6c

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, dançou no cargo. O prazo de validade é janeiro de 2026, c ...

Esplanada

iCS reúne jornalistas no Rio para debater clima e ações da COP30 587126

Importantes eventos pré-COP têm se destacado Brasil afora. O Instituto Clima e Sociedade (iCS) promo ...

Esplanada

Brasil sofre epidemia de gripe e Estados entram em alerta 43z17

Os Estados do Norte do País entraram em alerta na rede de saúde com recorde de internações para cris ...

Esplanada

Bando que metralhou carro de diretor de presídio tinha 21 faccionados no comboio 6w3w5p

A Polícia Federal vai entrar forte na investigação e não vai deixar barato para o bando do braço da ...