A Câmara Municipal de Vereadores de Florianópolis vai prestar homenagem ao centenário do nascimento do ex-governador Aderbal Ramos da Silva, um dos políticos mais atuantes da história catarinense. A homenagem será na sessão do dia 15 de fevereiro, às 19h, no plenário da Casa. O requerimento número 12, encaminhado pelo presidente da Câmara, vereador Jaime Tonello, foi assinado por todos os demais vereadores.
Aderbal foi governador do Estado entre 1947 e 1951, foi também deputado estadual e federal. Formado em Direito e com uma visão além de sua época, Aderbal foi um empresário vitorioso, presidente do complexo industrial e comercial Hoepcke, presidente do Jornal O Estado e diretor da Rádio Guarujá.
Dedicou sua vida aos catarinenses. Ramos nasceu em 18 de janeiro de 1911, no palácio do Governo (hoje palácio Cruz e Souza), sendo filho de João Pedro Silva com Raquel Ramos e neto de outro político carismático, Vidal Ramos, que istrou Santa Catarina em duas ocasiões, entre 1902 e 1906 e entre 1910 e 1914.
Exposição Fotográfica
A Câmara de Florianópolis será a primeira a receber a exposição fotográfica contando a vida e trajetória de Aderbal Ramos da Silva. A exposição faz um resumo da vida do ex- governador, contando sua trajetória, pessoal e política.
A exposição, segundo o curador Marx Miller, do instituto Carl Hoepcke, será um resumo da vida de Aderbal. “Nós montamos uma seqüência de fotos que vai desde sua vida de moço, de solteiro, ando pelo casamento, pela vida política e pela sua consagração política”, diz. A exposição trará ainda fotos com os grandes feitos de um dos principais lideres políticos da historia catarinense.
Miller disse que a exposição foi montada em principio para o evento em homenagem a Aderbal, organizado pela câmara de vereadores, mas já houve solicitação para que seja também apresentado na Assembléia legislativa. “Nós montamos a exposição para essa solenidade na Câmara, que permanecera por 15 dias, aberta ao público. Após esse período vamos levá-la para Assembleia Legislativa e para onde nos solicitarem, não só em Florianópolis, mas por todo o Estado de Santa Catarina”, conta.