Carla Zambelli tem mandato cassado e fica inelegível por 8 anos; entenda decisão 3z6zc

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo entendeu que a parlamentar usou suas redes sociais para disseminar notícias falsas sobre as urnas eletrônicas no país; deputada pode recorrer contra a decisão 191z3j

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) teve o mandato cassado pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) nesta quinta-feira (30) por uso indevido dos meios de comunicação e prática de abuso de poder político nas eleições de 2022. Além disso, ela também fica inelegível por 8 anos, não podendo concorrer a nenhum cargo até 2033. Zambelli ainda pode recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) tem mandato cassado e fica inelegível por 8 anos por decisão do TRE-SP, mas ainda pode recorrer a instâncias superiores - Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados/NDDeputada federal Carla Zambelli (PL-SP) tem mandato cassado e fica inelegível por 8 anos por decisão do TRE-SP, mas ainda pode recorrer a instâncias superiores – Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados/ND

A decisão se deu por 5 a 2 na ação proposta pela deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP).

Carla Zambelli diz ser vítima de ‘perseguição política’ 3n4n3l

Em nota publicada após a decisão, Carla Zambelli afirmou que “o TRE-SP entendeu por anular os votos de 946.244 cidadãos paulistas e cassar meu mandato de deputada federal”.

A deputada também disse estar sendo perseguida por seu posicionamento político e que irá recorrer. “Essa decisão não tem efeitos imediatos, e irei continuar representando São Paulo e meus eleitores até o encerramento dos recursos cabíveis. Fica claro que a perseguição política em nosso país, contra os conservadores, é visível como o Sol do meio-dia”, disparou.

Parlamentar disse estar sendo vítima de perseguição política e que irá esgotar os recursos cabíveis contra a decisão - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados/NDParlamentar disse estar sendo vítima de perseguição política e que irá esgotar os recursos cabíveis contra a decisão – Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados/ND

Condutas de Carla Zambelli mobilizaram opositores 1zk4n

O caso começou ser julgado em dezembro, quando o juiz e relator do caso, José Antonio Encinas Manfré, votou pela cassação e pela inelegibilidade. No voto, ele enfatizou que Carla Zambelli publicou conteúdos que buscavam desacreditar o sistema eleitoral e disseminar informações falsas, como uma notícia inverídica sobre suposta manipulação das urnas eletrônicas em Itapeva, no interior de São Paulo, durante as eleições gerais de 2022.

“Não é demasiado se reconhecer que as condutas da representada alcançaram repercussão e gravidade aptas a influenciar na vontade livre e consciente do eleitor e em prejuízo da isonomia da disputa eleitoral. Portanto, realidades justificadoras da cassação do diploma de deputada federal e da declaração de inelegibilidade, sanções a ela impostas por prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação”, argumentou.

Zambelli utilizou suas redes sociais para disseminar informações falsas e descredibilizar urnas eletrônicas nas eleições de 2022, apontou a decisão judicial - Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilZambelli utilizou suas redes sociais para disseminar informações falsas e descredibilizar urnas eletrônicas nas eleições de 2022, apontou a decisão judicial – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Encinas Manfré foi acompanhado pelos desembargadores Cotrim Guimarães, Silmar Fernandes e os juízes Rogério Cury e juiz Claudio Langroiva. Votaram contra a cassação Maria Claudia Bedotti e Régis de Castilho.

Para Bedotti, que abriu a divergência, não haveria provas de que os vídeos publicados pela deputada e citados no processo foram suficientes para comprometer a lisura das eleições e a igualdade entre os candidatos.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Política 5o403f

Política

Atentado contra Trump: jovem usou e-mails para comprar insumos de bomba 5r642u

Troca de e-mails teria acontecido meses antes de atentado contra Trump, diz CBS News

Política

Com senador de SC na lista, STF ouve testemunhas de acusados por tentativa de golpe de Estado 6c5t2q

Mais de 50 pessoas, entre governadores, ex-ministros e militares, foram indicadas para depor em favo ...

Fraude no INSS

Mudanças aprovadas pelo Congresso facilitaram descontos indevidos do INSS; entenda 2b1v16

Em 2019, a revalidação de descontos ou a ser exigida a cada três anos e, em 2022, item que revog ...

Política

Relatório da Cracolândia sugere salas de uso supervisionado de drogas 5u83g

Grupo de trabalho que reúne parlamentares e representantes da sociedade civil apresenta relatório da ...

Política

Greve da Receita Federal completa 180 dias com impacto na arrecadação e no comércio exterior 1z2h2n

Paralisação de auditores fiscais chega a seis meses com negociação preliminar de reajuste salarial; ...