Com risco de ataque a Israel, Conselho de Segurança da ONU se reúne de forma emergencial 1y536a

Reunião com representantes de vários países ocorre em meio à grande tensão e possibilidade de ataques a Israel 2k405z

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reunirá neste domingo (14) de forma emergencial, a pedido de Israel. Na noite de sábado (13), o Irã atacou o território israelense com mísseis e drones, que em grande parte foram interceptados pelas defesas israelenses.

O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, já se manifestou condenando o ataque iraniano e pedindo o “fim imediato das hostilidades”.

Secretário-Geral da ONU, António Guterrez – Foto: ONU/Manuel EliasSecretário-Geral da ONU, António Guterrez – Foto: ONU/Manuel Elias

Além de membros rotativos, fazem parte do conselho com poder de veto os Estados Unidos, o Reino Unido e a França, que são aliados de Israel, e a Rússia e a China, que são mais próximas do Irã.

Os líderes do G7, grupo que reúne os aliados Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Canadá e Japão, vai se reunir por videoconferência no início da tarde deste domingo. O presidente norte-americano, Joe Biden, garante que “o apoio à segurança de Israel é de ferro”.

A OTAN, também liderada pelos Estados Unidos, afirmou que “condena a escalada do Irã”, que no sábado realizou um ataque sem precedentes contra Israel, e “pede contenção” para que “o conflito no Oriente Médio não se torne incontrolável”, disse um porta-voz da Aliança Atlântica.

Drones em IsraelDrones chegam a Jerusalém – Foto: Internet/Reprodução/R7

“Condenamos a escalada do Irã durante a noite, apelamos à contenção e monitorizamos de perto os desenvolvimentos. É essencial que o conflito no Médio Oriente não saia do controle”, afirmou o porta-voz da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Farah Dakhlallah, num comunicado.

Rússia faz apelo 4b201t

Já o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia apelou à contenção de “todas as partes envolvidas”, após os ataques iranianos de sábado à noite e madrugada de domingo contra Israel.

“Apelamos a todas as partes envolvidas para que tenham contenção e para evitar uma escalada perigosa. Contamos com os Estados da região para encontrar uma solução para os problemas existentes, através de meios políticos e diplomáticos”, acrescentou, num comunicado, o ministério tutelado por Serguei Lavrov.

O Governo russo destaca, no entanto, que: “de acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, o ataque [contra Israel] foi realizado no âmbito do seu direito à autodefesa nos termos do artigo 51 da Carta da ONU, em resposta a ataques contra alvos iranianos na região”.

A referência feita é sobre o ataque ao consulado iraniano em Damasco, que Moscou “condenou veementemente”.

Os russos manifestaram também “grande preocupação” com os acontecimentos na região e sublinharam que tinham alertado para o aumento das tensões caso não fosse encontrada uma resolução para “as numerosas crises no Oriente Médio, principalmente na área do conflito israelense-palestino”.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Guerra em Israel 641r4y

Guerra em Israel

O que se sabe sobre o ataque ao Museu Judaico que terminou em dois diplomatas mortos nos EUA 2a5d4r

Ataque a tiros ocorreu em Washington, nos EUA, vitimando casal de diplomatas que iria se casar em br ...

Guerra em Israel

VÍDEO: Após matar diplomatas em embaixada de Israel, atirador grita ‘Palestina livre’ 6le3g

Casal morto a tiros em ataque à embaixada de Israel em Washington, nos Estados Unidos, planejava noi ...

Guerra em Israel

Saiba quem é o líder do Hamas morto e que pode dar fim à guerra com Israel 1l2i6y

Muhammed Sinwar foi morto em ataques aéreos ao Hospital Europeu em Khan Younis, ao sul de Gaza, info ...

Guerra em Israel

Síndrome de Estocolmo? Vídeo mostra refém do Hamas beijando sequestradores 3f6r3d

O Hamas libertou seis reféns na cidade de Gaza neste sábado, e um deles foi flagrado em um gesto ine ...