Bomba atômica: como o mundo mudou após a criação da primeira grande arma? Especialista explica s3q3k

Consequências são evidentes tanto no âmbito do poder político como no desenvolvimento de tecnologia militar e questões de segurança nuclear após o desenvolvimento da bomba atômica 432p6a

Após a criação da primeira bomba atômica, o mundo ou por transformações significativas que se refletiram nas relações entre nações e na busca por recursos militares avançados. Essa história foi tema do recente sucesso de Hollywood, “Oppenheimer”.

Consequências são evidentes tanto no âmbito do poder político como no desenvolvimento de tecnologia militar e questões de segurança nuclear após o desenvolvimento da bomba atômicaTeste da primeira bomba atômica no Atol de Bikini, nas Ilhas Marshall – Foto: Pexels/Reprodução/ND

O ND+ conversou com a professora da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), coordenadora da pós-graduação em Relações Internacionais e doutora em Ciência Política pela Unicamp, Danielle Jacon Ayres.

A professora destaca que o advento dessa arma de destruição em massa alterou a dinâmica do sistema internacional, conferindo aos países detentores uma capacidade de dissuasão maior e influência nas questões globais.

“Então o que muda essencialmente do ponto de vista do poder político é que aqueles que têm a bomba atômica aram a ter uma capacidade de dissuasão maior”, afirma a especialista.

Desenvolvimento da tecnologia militar após a bomba atômica 4q293y

Um dos pontos cruciais é o desenvolvimento de tecnologia militar avançada por meio da pesquisa e construção de bombas atômicas.

“Nesse sentido, eles têm também uma capacidade maior de desenvolver tecnologia militar, ter uma indústria militar mais desenvolvida e mais importante no sistema internacional”, destaca Ayres.

Além disso, a obtenção de energia atômica implica na necessidade de protocolos de segurança rigorosos para evitar possíveis ameaças.

“O país que tem energia atômica vai ter que ter uma planta de energia atômica de enriquecimento de material nuclear, urânio, isso pode vir a representar também uma ameaça do ponto de vista da segurança”, explica.

Essas mudanças no cenário internacional, segundo a professora, são perceptíveis na forma como determinados países são avaliados e vigiados por suas atividades nucleares.

Contudo, apesar das implicações, a especialista salienta que os países detentores de armas atômicas têm maior influência para decidir questões de agenda e são atores decisivos em assuntos cruciais do sistema global.

“É só olhar para os cinco membros do Conselho de Segurança [da ONU] e ver a capacidade militar que cada um possui”, destaca a especialista.

Diante das transformações trazidas pela criação da bomba atômica, fica evidente que essa arma continua a moldar as relações internacionais e a segurança global, reforçando a necessidade de diálogos e esforços conjuntos para garantir um futuro pacífico e seguro.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Política 5o403f

Política

Atentado contra Trump: jovem usou e-mails para comprar insumos de bomba 5r642u

Troca de e-mails teria acontecido meses antes de atentado contra Trump, diz CBS News

Política

Com senador de SC na lista, STF ouve testemunhas de acusados por tentativa de golpe de Estado 6c5t2q

Mais de 50 pessoas, entre governadores, ex-ministros e militares, foram indicadas para depor em favo ...

Fraude no INSS

Mudanças aprovadas pelo Congresso facilitaram descontos indevidos do INSS; entenda 2b1v16

Em 2019, a revalidação de descontos ou a ser exigida a cada três anos e, em 2022, item que revog ...

Política

Relatório da Cracolândia sugere salas de uso supervisionado de drogas 5u83g

Grupo de trabalho que reúne parlamentares e representantes da sociedade civil apresenta relatório da ...

Política

Greve da Receita Federal completa 180 dias com impacto na arrecadação e no comércio exterior 1z2h2n

Paralisação de auditores fiscais chega a seis meses com negociação preliminar de reajuste salarial; ...