Roberto Jefferson Monteiro Francisco, 69, nasceu em 14 de junho de 1953 em Petrópolis/RJ. É advogado e começou sua carreira como apresentador de TV.
Foi presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e ficou conhecido em todo o Brasil por seu envolvimento no esquema de corrupção chamado ‘Mensalão’, o qual foi o primeiro a denunciar.

Condenado pelo Supremo Tribunal Federal pela prática de crimes de corrupção iva e lavagem de dinheiro, teve sua pena reduzida em um terço pela colaboração com a investigação do caso.
Jefferson foi cassado em 2005 pelo plenário da Câmara dos Deputados. Foi preso em 13 de agosto de 2021, a pedido da Polícia Federal, no âmbito do inquérito dos atos antidemocráticos.
Trajetória 2n711e
Filho e neto de políticos do PTB, Roberto Jefferson terminou os estudos colegiais no Colégio Werneck, de Petrópolis/RJ.
Em 1975 ingressou na Universidade Estácio de Sá, onde formou-se em Direito em 1979.
Ele conquistou notoriedade como advogado de pobres no popular “O Povo na TV”, atração exibida na antiga TVS (atual SBT) na década de 1980.
É autor do livro “Nervos de aço – Um retrato da política e dos políticos no Brasil”, publicado pela Editora Topbooks.
Roberto Jefferson foi diagnosticado em julho de 2012 com um câncer de pâncreas em estágio inicial.
O político foi submetido no Hospital Samaritano a uma cirurgia de grande porte para a retirada de parte do pâncreas e duodeno.
Alvo da Justiça 4j2l2g
Depois de divulgar vídeo empunhando armas e pedindo o fechamento do STF em 2021, Jefferson entrou no alvo da Justiça.
Foi preso em agosto e ficou sob regime fechado até janeiro de 2022, quando o ministro Alexandre de Moraes permitiu que fosse para a prisão domiciliar.
Após sua prisão, foi transferido para o presídio de Bangu 8. Jefferson estaria inelegível em razão de sua condenação a sete anos de cadeia no processo do mensalão do PT, do qual foi o principal delator.
A Lei da Ficha Limpa estabelece oito anos de inelegibilidade a partir do término do cumprimento da pena.
A lei, no entanto, permite a Jefferson fazer o registro da sua candidatura — depois, caberá ao colegiado presidido por Alexandre de Moraes decidir, até 12 de setembro, se indefere ou não a sua postulação.
Confira a fan page do candidato.