Dança de mulher trans na Câmara de Navegantes causa polêmica 2x96g

Evento 'Mulheres pela Democracia', onde ocorreu apresentação de dança de mulher trans, foi promovido pelo PT de Navegantes x2o65

Uma apresentação artística na Câmara de Vereadores de Navegantes, Litoral Norte de Santa Catarina, causou polêmica nas redes sociais. A performance de dança foi executada por Natalye Furtado, uma mulher trans, em um evento intitulado “Mulheres pela Democracia”, na quarta-feira (26).

Conforme Cristiane Lira, organizadora do evento, o objetivo do evento seria dialogar sobre os direitos e lutas das mulheres na cidade. Esta foi a segunda edição do encontro, que teve diversas participações femininas, e foi promovido pelo Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT).

Dança de mulher trans na Câmara de Navegantes causa polêmica – Foto: Redes Sociais/ReproduçãoDança de mulher trans na Câmara de Navegantes causa polêmica – Foto: Redes Sociais/Reprodução

A Câmara de Vereadores de Navegantes emitiu uma nota de esclarecimento afirmando que o plenário foi cedido por meio de uma solicitação em que o partido requereu o uso do espaço para a realização de uma plenária alusiva ao mês das mulheres, com caráter cívico e institucional.

Câmara diz que não autorizou dança de mulher trans no evento 4s135k

Segundo a câmara, após a realização do evento, a apresentação de dança, no estilo conhecido como Ballroom, repercutiu nas redes sociais.

“É importante esclarecer que tal apresentação não constava na solicitação enviada à Câmara e não foi previamente informada à direção desta Casa Legislativa. A programação do evento recebida por meio do ofício citava apenas a necessidade de utilização de recursos visuais para exibição em nossos televisores”, diz a nota de esclarecimento.

A Presidência ainda reforçou que não autorizou a realização de qualquer tipo de apresentação artística no plenário, somente a plenária com fim cívico.

Câmara diz que não autorizou dança de mulher trans no evento – Foto: Google Maps/ReproduçãoCâmara diz que não autorizou dança de mulher trans no evento – Foto: Google Maps/Reprodução

“Diante do ocorrido, a direção da Câmara de Vereadores manifesta publicamente sua insatisfação pela condução do evento em desconformidade com os termos solicitados formalmente”, acrescenta.

Em nota, a câmara finaliza afirmando que tomará as medidas istrativas para aprimorar os procedimentos de permissão do uso de espaços públicos, para que as próximas autorizações estejam alinhadas com os princípios, valores e finalidades do Poder Legislativo Municipal.

O que o PT diz sobre o evento ‘Mulheres pela Democracia’ 1671m

O evento “Mulheres pela Democracia” também contou com a presença da Delegada e vereadora Patrícia Burin, que falou sobre a própria contra a violência sofrida por mulheres. Além da fala da Dra. Marisa Zanoni, ex-vereadora de Balneário Camboriú, sobre democracia.

“Em um espaço democrático, todas as mulheres tiveram suas vozes ouvida, não foram silenciadas como muito acontece na nossa sociedade”, disse Cristiane Lira, filiada do PT.

Segundo Lira, a performance artística, realizada pela mulher trans Natalye Furtado, ocorreu no início do evento, como uma abertura.

O que o PT diz sobre o evento ‘Mulheres pela Democracia’ – Foto: Redes Sociais/ReproduçãoO que o PT diz sobre o evento ‘Mulheres pela Democracia’ – Foto: Redes Sociais/Reprodução

Também foi apresentado trechos do documentário “Vidas Femininas”, homenageando uma mulher negra, Ilze Campos de 102 anos, e houve manifestação sobre o cárcere de Sônia Maria em Florianópolis.

“Quem não participou desse dia ou não assistiu à transmissão do evento nas redes sociais do partido, não consegue entender tudo o que aconteceu naquele local. Por isso, qualquer outra publicação que chama a atenção e desperta em algumas pessoas a ira, que só a extrema-direita conhece, apenas revela a transfobia que existe em nossa cidade”, alegou Cristiane.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Política 5o403f

Política

Atentado contra Trump: jovem usou e-mails para comprar insumos de bomba 5r642u

Troca de e-mails teria acontecido meses antes de atentado contra Trump, diz CBS News

Política

Com senador de SC na lista, STF ouve testemunhas de acusados por tentativa de golpe de Estado 6c5t2q

Mais de 50 pessoas, entre governadores, ex-ministros e militares, foram indicadas para depor em favo ...

Fraude no INSS

Mudanças aprovadas pelo Congresso facilitaram descontos indevidos do INSS; entenda 2b1v16

Em 2019, a revalidação de descontos ou a ser exigida a cada três anos e, em 2022, item que revog ...

Política

Relatório da Cracolândia sugere salas de uso supervisionado de drogas 5u83g

Grupo de trabalho que reúne parlamentares e representantes da sociedade civil apresenta relatório da ...

Política

Greve da Receita Federal completa 180 dias com impacto na arrecadação e no comércio exterior 1z2h2n

Paralisação de auditores fiscais chega a seis meses com negociação preliminar de reajuste salarial; ...