Deputada de SC reage à proibição da caça de Javalis 2b5hr

O IBAMA anunciou na semana ada a suspensão de novas autorizações para controle na caça de Javalis. 4t4h6m

Manifestação com um misto de espanto e indignação da deputada federal catarinense Daniela Reinehr cobra explicações sobre a suspensão de novas autorizações para controle nas modalidades de caça ativa, ceva ou espera por meio do Javali. Isso porque o abate destes animais se tornou um aliado ao setor agropecuário.

Deputada federal catarinense Daniela Reinehr quer saber porque mandaram parar a caça aos Javalis. – Foto: DivulgaçãoDeputada federal catarinense Daniela Reinehr quer saber porque mandaram parar a caça aos Javalis. – Foto: Divulgação

A deputada protocolou um requerimento cobrando maiores informações sobre a decisão. O pedido foi feito ao Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho.

O anúncio da decisão foi feita pelo IBAMA na sexta-feira (18) da semana ada por meio de uma nota publicada no Sistema de Informação de Manejo de Fauna.

Daniela Reinehr alega que recebeu a medida com surpresa já que, atualmente, é a única forma de conter e controlar a espécie. na sua manifestação a deputada lembra que os javalis são considerados a segunda maior causa de perda da biodiversidade em escala global e representam um desafio para a conservação dos recursos naturais. Há registros da presença de javalis em quinze Estados, incluindo, Santa Catarina.

TEOR DA PROIBIÇÃO

Considerando a edição do Decreto 11.615, de 21 de julho de 2023, que determina que a caça excepcional para controle de fauna invasoras somente será autorizada pelo Comando do Exército, suspendemos preventivamente as autorizações de manejo em vida livre nas modalidades de caça ativa, ceva ou espera emitidas pelo Simaf, até que se proceda as adequações necessárias”.

Em 2020 Eduardo Bolsonaro caçou Javalis na Serra catarinense – Foto: Redes sociaisEm 2020 Eduardo Bolsonaro caçou Javalis na Serra catarinense – Foto: Redes sociais

Em julho de 2020 o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, esteve na Serra catarinense para caçar Javalis. Na ocasião ele foi hospedado pelo advogado criciumense e ex-deputado federal Ronaldo Benedet.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

João Paulo Messer i4f60

Eleições 2024

Candidaturas de Criciúma: quem muito namora não casa 219t

MDB e PP iniciaram o processo flertando com as duas principais candidaturas, mas acabaram sozinhos

João Paulo Messer

Marcado por disputas acirradas, município do Sul de SC pode ter chapa única 356k4o

Adversários históricos podem estar no mesmo palanque nas eleições de Nova Veneza, no Sul de SC

BG Criciúma

Falta de água em Braço do Norte nesta quinta por obras da CASAN 5y3mu

Os moradores de Braço do Norte devem se preparar para uma interrupção no abastecimento de água nesta ...

Eleições 2024

Ex-prefeito pode ser candidato a vice em Criciúma 145o67

Anderlei Antonelli está filiado ao PP, sigla que articula aliança com o PSD