[email protected] Com mais de 20 anos de experiência em comunicação, traz para a coluna uma análise detalhada sobre os movimentos da política nacional e os bastidores do poder.
Deputados debatem sobre Anatel ser agência reguladora de plataformas digitais u272w
Proposta tramita na Câmara desde 2022 e prevê cobrança de taxas de empresas que atuam no Brasil para manter serviço que poderá ser feito pela Anatel cf
Uma reunião na Câmara, promovida pela Comissão de Desenvolvimento Econômico terá como pauta central, a regulação das plataformas digitais que operam em território nacional. A ideia é compreender como a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), pode se tornar o órgão regulador no país.
A discussão foi pautada por conta de um projeto de lei, de autoria do deputado João Maia (PL-RN). Ele propões que a agência seja responsável pelo serviço.
Maia propõe ainda que as grandes empresas sejam obrigadas a pagar uma taxa pelas operações. a tarifa foi intitulada “Serviço de Valor Adicionado” (SVA). os recursos seriam destinados a Anatel para manter o trabalho.
Proposta de lei quer cobrar taxa de plataformas digitais por regulação da Anatel- Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/ND
Anatel pode fiscalizar redes sociais e serviços de e-mail 4r3w26
No pacote de empresas abarcadas na proposta legislativa, estão redes sociais, serviços de armazenamento em nuvem e de e-mail, plataformas de compartilhamento de vídeo. A complexidade e risco de impactos econômicos e financeiros é que motivou a agenda.
Segundo a deputada, a Associação Latino-Americana de Internet (Alai) fez um levantamento sobre a possibilidade de implantação das regras sob o guarda-chuva da Anatel e os impactos que podem causar tanto as empresas quando aos usuários.
O debate que envolve o serviço na Anatel terá três momentos. No primeiro, Any diz que será a oportunidade de conhecer questões qualitativas dos critérios propostos na lei. A segunda fase diz respeito a possíveis empresas a serem reguladas.
Já a terceira etapa terá como fundamento, será para conhecer o reflexo financeiro que a proposta de lei vai causar. Se o impacto financeiro pode afetar os usuários também.