Deputados pressionam e votação de PEC que proíbe o aborto legal no Brasil é adiada 4u695y

Proposta foi apresentada em 2012, mas estava parada na CCJ da Câmara e foi desengavetada recentemente; votação, que deveria acontecer esta semana, foi adiada, apesar do parecer favorável da relatora 1b4e5y

Após marcar para terça-feira (12) e adiar para quarta-feira (13) a votação da PEC que proíbe o aborto legal no Brasil, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados decidiu novamente pelo adiamento do projeto. A nova data de votação ainda deve ser definida.

CCJ da Câmara, presidida pela deputada Caroline de Toni (PL-SC) decidiu por um novo adiamento para a votação da PEC que proíbe o aborto legal no Brasil - Foto: Lula Marques/Agência Brasil/Reprodução/NDCCJ da Câmara, presidida pela deputada Caroline de Toni (PL-SC), decidiu por um novo adiamento para a votação da PEC que proíbe o aborto legal no Brasil – Foto: Lula Marques/Agência Brasil/Reprodução/ND

A PEC 164/2012 é de autoria do ex-deputado federal Eduardo Cunha (RJ) e foi apresentada há 12 anos, mas está, desde então, travada na CCJ. Após uma série de arquivamentos e desarquivamentos, ela foi novamente desengavetada pela deputada Caroline de Toni (PL-SC), que preside a comissão.

A deputada Chris Tonietto (PL-RJ) foi designada relatora da PEC na CCJ.

O que diz a PEC que proíbe o aborto legal no país 6y5p62

A PEC 164/2012 visa alterar o caput do art. 5º da Constituição Federal, que, atualmente, estabelece que:

  • Art. 5º – Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.

“A vida se inicia na concepção, e não no nascimento com vida, razão pela qual a discussão acerca da inviolabilidade do direito à vida não pode excluir o momento em que esta se inicia, garantindo-se, por conseguinte, que os nascituros possam fruir deste mesmo direito”, defende a fundamentação da PEC antiaborto.

Na prática, ao definir que o direito à vida deve ser garantido também aos fetos, sem exceção, a PEC que proíbe o aborto irá impactar nas três situações atualmente autorizadas pela legislação brasileira:

  • Em caso de risco de morte da gestante;
  • Quando a gravidez é resultado de um estupro;
  • Quando um laudo médico constata que existe má-formação do cérebro do feto.
PEC antiaborto foi apresenta por Eduardo Cunha quando ele ainda era deputado federal - Foto: Agência Brasil/Divulgação/NDPEC antiaborto foi apresenta por Eduardo Cunha quando ele ainda era deputado federal – Foto: Agência Brasil/Divulgação/ND

Retirada da pauta foi negada pela CCJ 5t6i4k

Na reunião deliberativa para análise da PEC antiaborto, os deputados Chico Alencar (PSOL-RJ), Célia Xakriabá (PSOL-MG), Túlio Gadêlha (Rede-PE) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP) pediram para que a proposta fosse retirada de pauta.

No entanto, por 47 votos contrários e 13 votos a favor, o pedido foi negado.

Atual relatora da PEC antiaborto é a deputada federal Chris Tonietto (PL-RJ), que deu parecer favorável à proposta - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados/Reprodução/NDAtual relatora da PEC antiaborto é a deputada federal Chris Tonietto (PL-RJ), que deu parecer favorável à proposta – Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados/Reprodução/ND

Análise da PEC que proíbe o aborto legal no Brasil foi adiada 5d3l2m

A análise da proposta foi adiada por pedidos de vista apresentados por deputados do campo progressista, contrários à proposta, e que alegaram precisar de mais tempo para estudar o assunto.

O pedido de vista é uma ferramenta usada pelos parlamentares para suspender temporariamente a discussão de uma proposta em uma comissão, de modo que se possa analisar melhor o seu conteúdo.

Os pedidos foram feitos pelos deputados João Carlos Bacelar (PV-BA), Chico Alencar (PSOL-RJ), Erika Kokay (PT-DF), Helder Salomão (PT-ES), Patrus Ananias (PT-MG) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP).

Mesmo com os pedidos de vista e o adiamento da votação, a presidente da CCJ, Caroline de Toni (PL-SC), autorizou a relatora da proposta, Chris Tonietto (PL-RJ), a ler seu relatório favorável à PEC que proíbe o aborto legal no país.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Política 5o403f

Política

VÍDEO: ‘Dança da chuva’ feita por secretários em prefeitura revolta comunidade indígena no MT 1b1fe

Uso indevido de elementos indígenas por secretários em encenação da "dança da chuva" provoca revolta ...

Política

De ‘cabeça de ovo’ a ‘rocambole do inferno’: veja momentos inusitados de sessões do STF 4b2w70

Sessões da Suprema Corte chamam a atenção com apelidos inusitados, ironias afiadas e discussões fora ...

Esplanada

iCS reúne jornalistas no Rio para debater clima e ações da COP30 587126

Importantes eventos pré-COP têm se destacado Brasil afora. O Instituto Clima e Sociedade (iCS) promo ...