O Avante confirmou neste sábado (20), durante convenção partidária, o nome de Rogério Portanova como candidato da legenda à Prefeitura de Florianópolis. A oficialização ocorreu na mesma cidade. O partido tem até 15 de agosto para enviar os dados à Justiça Eleitoral.

O nome do candidato a vice-prefeito do Avante não foi divulgado. As legendas têm até 5 de agosto para fazer as convenções partidárias para confirmar os nomes.
O político destacou que a pauta do meio ambiente deve ser defendida e que a harmonia entre o social e o ambiental dará condições de vida para cada um.
“Florianópolis precisa mudar, precisa se desenvolver de maneira sustentável, com olhar sério para a economia, trabalho, saúde, educação, transporte, saneamento básico e segurança, mas com vistas no futuro, atentos a pauta da COP 30, nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e disso a gente tem histórico”, disse.
Quem é Rogério Portanova, candidato do Avante à Prefeitura de Florianópolis 6z4w4b
O candidato é graduado em Direito pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) em 1983 e com mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1988.
Especialista em Sociologia Jurídica, ele se destaca pela atuação em temas como meio ambiente, direitos humanos, direito ambiental e sustentabilidade. Atualmente, coordena a Gestão Ambiental da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).
Na política, seu histórico é marcado por diversas candidaturas, embora sem sucesso eleitoral. Em 1996 e 2000, concorreu à prefeitura da Capital.

Eleições 2024: O que faz um prefeito? z4yx
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o prefeito tem a função de istrar a cidade por meio da arrecadação de taxas e impostos para custear as políticas públicas em diversas áreas de competência do município, como:
- Limpeza
- Iluminação pública
- Sistema de transporte urbano
- Serviços de saúde municipal
- Educação infantil e ensino fundamental
- Formação da guarda municipal
Cabe ao municipal validar as leis aprovadas na Câmara Municipal (Câmara dos Vereadores) e também vetar e elaborar propostas de lei, quando necessário.