Fernando Haddad é absolvido de acusação com unanimidade 172m2w

Decisão foi Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo; ex-tesoureiro do PT também foi absolvido 264q4t

O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) foi absolvido por unanimidade da acusação de caixa 2 na campanha eleitoral de 2012. A absolvição foi determinada pelo TRE/SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo).

fernando haddadFernando Haddad foi absolvido com unanimidade de votos – Foto: Arquivo/Wilson Dias/Agência Brasil/Divulgação/ND

A decisão foi publicada na terça-feira (27) e derrubou uma condenação imposta a Haddad em primeira instância por falsidade ideológica eleitoral, e também alcançou o responsável financeiro pela campanha de Haddad, Francisco Macena, e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.

Ao reformar a decisão de primeiro grau, a Corte eleitoral considerou que não havia provas suficientes sobre o crime de falsidade ideológica. O ex-prefeito havia sido denunciado por suposto caixa 2 de R$ 2,6 milhões da UTC Engenharia. O promotor eleitoral Luiz Henrique Dal Poz afirmou na acusação que Haddad “deixou de contabilizar valores, bem como se utilizou de notas inidôneas para justificar despesas”.

A denúncia envolvia um ree da empreiteira diretamente às gráficas de Francisco Carlos de Souza, ex-deputado estadual e líder sindical conhecido no PT como “Chico Gordo”. Chico itiu que recebeu os pagamentos, mas disse que não eram destinados à campanha de Haddad, e, sim, a outros candidatos petistas cujos nomes não revelou em seu depoimento à Polícia Federal.

A denúncia tinha como base quatro depoimentos, entre eles o do engenheiro Ricardo Pessoa, dono da UTC Engenharia, e do doleiro Alberto Youssef.

Em primeira instância, o juiz da 1ª Zona Eleitoral, Francisco Shintate, havia imposto ao petista 4 anos e 6 meses de prisão, em regime semiaberto – pena derrubada com a absolvição.

O juiz havia entendido que, como candidato, ele era responsável pela inclusão de supostas notas fiscais falsas na prestação de contas. Na primeira sentença, o ex-prefeito de São Paulo havia sido absolvido por falsificação de notas fiscais, quadrilha, corrupção iva, improbidade e lavagem de dinheiro.

Na mesma ação, o ex-tesoureiro João Vaccari Neto havia sido condenado pelos crimes de formação de quadrilha e de lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, direitos ou valores, com pena somada de 10 anos de reclusão em regime fechado.

Segundo a sentença, Vaccari pediu o pagamento de R$ 2,6 milhões em favor de uma das gráficas envolvidas no caso, com valores de origem ilícita da UTC. O ex-tesoureiro agora foi absolvido dessas acusações.

Vaccari ficou preso cerca de quatro anos, a partir de 2015, após condenações na Operação Lava Jato. Desde 2019, ele cumpria a pena em regime diferenciado e, atualmente, responde a processos em liberdade. Ele foi condenado em ao menos sete processos da operação.

Insustentável b374d

À época da decisão em primeira instância, Haddad disse que havia sido condenado por algo que “sequer foi alvo de acusação”. “Por aquilo que fui acusado, eu fui absolvido. Provei que o delator mentiu”, afirmou o ex-prefeito, em agosto de 2019.

fernando haddadFernando Haddad – Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil/Divulgação/ND

Desta vez, o petista não quis se pronunciar, e deixou o pronunciamento para sua defesa. Os advogados Pierpaolo Bottini, Fernando Neisser e Tiago Rocha, que o defenderam no processo, divulgaram nota na qual afirmam que “a decisão põe fim a uma grande injustiça que lançava uma sombra injusta sobre a integridade do ex-prefeito, que sempre pautou sua conduta pelo cumprimento da lei”.

Os advogados ainda classificaram como “insustentável” a acusação. “A denúncia alegava a inexistência de materiais de campanha, que foram comprovadamente produzidos, por gráficas que atuaram para mais de 20 partidos políticos. A acusação era insustentável.”

Os advogados de Francisco Macena, responsável financeiro pela campanha que havia sido condenado a pena de três anos e nove meses em regime aberto, disseram que “o tribunal repôs a verdade, após amplo uso político da condenação dissociada das provas dos autos, nas eleições de 2016 e 2018”.

O advogado Luiz Flávio Borges DUrso, defensor de Vaccari, ressaltou que o TRE reconheceu a nulidade da sentença por unanimidade, e que a primeira decisão havia absolvido os réus de crime eleitoral, mas condenado apenas por crimes comuns.

“Na verdade o juiz eleitoral de primeira instância, por iniciativa própria e sem amparo na lei, entendeu por bem avocar a competência da Justiça Comum Estadual (sem qualquer comunicação às partes), e condenou o sr. Vaccari pelos crimes comuns de lavagem de dinheiro e associação criminosa”, disse a defesa. “A anulação da sentença condenatória restabelece a Justiça buscada por meio dos recursos impetrados pela defesa.”

*As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Política 5o403f

Política

Atentado contra Trump: jovem usou e-mails para comprar insumos de bomba 5r642u

Troca de e-mails teria acontecido meses antes de atentado contra Trump, diz CBS News

Política

Com senador de SC na lista, STF ouve testemunhas de acusados por tentativa de golpe de Estado 6c5t2q

Mais de 50 pessoas, entre governadores, ex-ministros e militares, foram indicadas para depor em favo ...

Fraude no INSS

Mudanças aprovadas pelo Congresso facilitaram descontos indevidos do INSS; entenda 2b1v16

Em 2019, a revalidação de descontos ou a ser exigida a cada três anos e, em 2022, item que revog ...

Política

Relatório da Cracolândia sugere salas de uso supervisionado de drogas 5u83g

Grupo de trabalho que reúne parlamentares e representantes da sociedade civil apresenta relatório da ...

Política

Greve da Receita Federal completa 180 dias com impacto na arrecadação e no comércio exterior 1z2h2n

Paralisação de auditores fiscais chega a seis meses com negociação preliminar de reajuste salarial; ...