Presidente da Câmara empregou diretor de associação investigada em fraude no INSS g5s2b

O presidente da Câmara, Hugo Motta, abrigou em seu gabinete diretor de entidade associativa investigada em fraude no INSS 4gpr

fraude no INSSHugo Motta empregou em seu gabinete diretor de entidade associativa investigada na fraude no INSS – Foto: Kayo Magalhaes/Câmara/ND

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), empregou em seu gabinete parlamentar um diretor de entidade associativa investigada na fraude no INSS. A informação foi divulgada pela Folha de S.Paulo.

Entre outubro de 2020 e fevereiro de 2022, Jeronimo Arlindo da Silva Junior, conhecido como Junior Peixe, foi secretário parlamentar no gabinete do deputado. Ao mesmo tempo, Junior Peixe ocupou a Diretoria Assuntos Institucionais da Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil).

Segundo a investigação, a Conafer é investigada por aplicar descontos indevidos na folha de pensionistas e segurados do INSS. Com Junior Peixe como diretor, a Conafer saltou de R$350 mil em descontos associativos em 2019 para R$57 milhões em 2020. Ou seja, no período de um ano, a associação multiplicou por aproximadamente 163 vezes a sua arrecadação com descontos na folha de pensionistas e aposentados do INSS.

Na última quarta feira (14), a Polícia Federal (PF) cumpriu mandato de busca e apreensão em locais ligados a três pessoas da Conafer: Cícero Marcelino, Ingrid Pikinskeni e Carlos Roberto Lopes.

Oposição quer I sobre fraude no INSS 5j502u

Após o escândalo da fraude no INSS, a oposição ao governo Lula na Casa pede a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar o caso. A prerrogativa de colocar o requerimento com essa finalidade para votação no Plenário é do presidente da Câmara, Hugo Motta.

fraude no INSSPresidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB)  – Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

No entanto, o deputado sinalizou que não há previsão de colocar em votação o requerimento porque há outros 13 pedidos esperando serem analisados. O regimento interno da Câmara permite no máximo o funcionamento simultâneo de cinco comissões de inquérito parlamentar.

Presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (União-AP). – Foto: Andressa Anholete/Agência SenadoPresidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (União-AP). – Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

Com isso, os parlamentares de oposição protocolaram um pedido de comissão parlamentar mista de inquérito (MI), em que senadores também participam. Neste caso, a responsabilidade de colocar o requerimento em votação é do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

*Com informações de Folha de S.Paulo

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Política 5o403f

Política

Atentado contra Trump: jovem usou e-mails para comprar insumos de bomba 5r642u

Troca de e-mails teria acontecido meses antes de atentado contra Trump, diz CBS News

Política

Com senador de SC na lista, STF ouve testemunhas de acusados por tentativa de golpe de Estado 6c5t2q

Mais de 50 pessoas, entre governadores, ex-ministros e militares, foram indicadas para depor em favo ...

Fraude no INSS

Mudanças aprovadas pelo Congresso facilitaram descontos indevidos do INSS; entenda 2b1v16

Em 2019, a revalidação de descontos ou a ser exigida a cada três anos e, em 2022, item que revog ...

Política

Relatório da Cracolândia sugere salas de uso supervisionado de drogas 5u83g

Grupo de trabalho que reúne parlamentares e representantes da sociedade civil apresenta relatório da ...

Política

Greve da Receita Federal completa 180 dias com impacto na arrecadação e no comércio exterior 1z2h2n

Paralisação de auditores fiscais chega a seis meses com negociação preliminar de reajuste salarial; ...