
No mesmo voo com destino à Brasília estavam o presidente da Alesc (Assembleia Legislativa de SC), deputado Júlio Garcia (PSD), e o governador do Estado, Jorginho Mello (PL). As principais lideranças políticas de Santa Catarina foram em busca de solução para o Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça.
Também integram a comitiva catarinense que participa do encontro o coordenador da Bancada do Sul na Assembleia Legislativa, deputado Tiago Zilli (MDB), o único parlamentar da Grande Florianópolis a integrar o grupo, Sérgio Guimarães (União) e, ainda, o deputado Fabiano da Luz (PT).
Fabiano foi o grande articulador para que deputados estaduais fossem convidados para o encontro pelo coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado federal Pedro Uczai (PT).
Morro dos Cavalos se torna prioridade para Jorginho Mello 1y1e3i
Já o governador foi acompanhado do secretário adjunto da infraestrutura, Ricardo Grando e do secretário de comunicação, Bruno Oliveira. Jorginho Mello levou na bagagem a proposta de um binário (contorno), que está projetado para a região oeste do município, pela área que pertence ao Maciambu.
O deputado Tiago Zilli disse que há expectativas de respostas positivas para a reunião de hoje. Também disse que seriam duas reuniões. Uma às 16h, com o ministro dos transportes, Renan Filho (MDB), e outra, às 17h30, mas foram unificadas para que os técnicos possam esclarecer sobre o projeto do governo.
Sérgio Guimarães também está confiante com a reunião. Ele tem conversado diretamente com o ministro, por telefone, sobre o problema no Morro dos Cavalos. As trocas de mensagens ocorrem desde o ano ado. O parlamentar foi o único da Grande Florianópolis (Palhoça), a ser convidado para discutir o tema em Brasília.
Proposta da União para o Morro dos Cavalos 2f98
O governo federal defende a construção do túnel, mas a proposta depende da otimização do contrato com a empresa concessionária do trecho da BR-101. Por outro lado, surge a proposta do governo do Estado.
A ideia é construir um binário, desviando a pista atual pelo interior do município de Palhoça. A obra custaria cerca de 30% do valor estimado para a construção do túnel, que hoje está estimado em R$ 1 bilhão.