
O presidente Lula (PT) fez um pronunciamento em rede nacional na noite desta quarta-feira (30), um dia antes do Dia do Trabalhador. Ele criticou as fraudes no INSS e prometeu “aprofundar” o debate sobre a escala de trabalho 6×1.
Lula afirmou que o governo, por meio da Controladoria-Geral da União e a Polícia Federal, desmontou o esquema que vinha cobrando taxas irregulares de aposentados desde 2019.
O presidente disse que determinou que a Advocacia-Geral da União entre com ações na Justiça para que as associações que fizeram as cobranças ilegais devolvam o dinheiro aos aposentados e pensionistas.
Enquanto isso, no entanto, a oposição pressiona o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), a abrir uma I para investigar o caso. Alguns parlamentares também pedem a demissão do ministro da Previdência, Carlos Lupi.
Sobre a jornada 6×1, Lula disse que pretende aprofundar o debate sobre a possibilidade de mudar a carga de trabalho no país. “Está na hora do Brasil dar esse o ouvindo todos os setores da sociedade para permitir o equilíbrio entre a vida profissional e o bem-estar dos trabalhadores”.
Lula destacou medidas realizadas pelo governo 1g1t4g
No pronunciamento, Lula falou ainda sobre a criação de novos empregos durante seu governo e destacou o retorno de programas sociais. Ele mencionou a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, além dos programas Desenrola e Crédito do Trabalhador, voltados para renegociação de dívidas e apoio financeiro.
“Parabéns e muito obrigado a cada uma e a cada um de vocês que ajudaram a colocar o Brasil novamente entre as 10 maiores economias do mundo e fazer outra vez do nosso país um bom lugar para se viver”, disse o presidente.