‘Enfim em segurança’: mãe e filho de 5 anos saem de Gaza e chegam a Florianópolis 6s6w63

Brasileiros estavam entre a lista dos refugiados liberados de Gaza e que agora, se sentem mais seguros 1a6up

Uma mãe, de 3o anos, e o filho, de 5, chegam a Florianópolis entre a noite desta segunda-feira (13), e a madrugada de terça-feira (14). Vindos de Gaza, após o conflito armado entre Israel e Palestina que já dura ao menos 53 dias, a família diz que agora se sente em segurança, mas que o medo ainda ronda as suas mentes.

Mãe e filho chegam a Florianópolis Brasileiros repatriados de Gaza já estão a caminho do Brasil – Foto: Reprodução/Itamaraty/ND

“Temos medo de falar. Temos medo”, responde a mãe, que prefere não dar detalhes sobre onde está, como chegou ou o que fará.

Uma fonte do portal ND+, que não será identificada, disse que a mãe teme o governo de Israel e a repressão por ter saído do país.

O que se sabe até o momento é que a jovem brasileira faz parte de um grupo de ao menos outros 30 ageiros. Dentre eles, 20 resgatados devem permanecer em Brasília; nove devem ir para uma cidade no interior de São Paulo, e um para Porto Alegre (RS).

Questionado, o Itamaraty respondeu ao portal ND+ que não poderia dar detalhes sobre o abrigo para onde mãe e filho foram encaminhados. Isso para, segundo eles, garantir a segurança de ambos e respeitar a Lei Geral de Proteção de Dados.

Faixa de gaza segue sendo um local de tensão Palestinos em meio a destroços após ataques de Israel na Faixa de Gaza, em 7 de novembro – Foto: Mahmud Hams/AFP/ND

A jornada da saída de Gaza 4di55

O cruzamento da fronteira de Gaza com o Egito neste domingo (12) representou mais um capítulo na jornada do grupo de 32 pessoas – 22 brasileiros de nascimento, sete palestinos naturalizados brasileiros, três palestinos familiares próximos, 17 crianças, nove mulheres e seis homens – para escapar do conflito entre o Hamas e Israel que já deixou mais de 12 mil mortos, dos quais cerca de 1.200 israelenses e 11 mil palestinos, sendo quase 70% mulheres e crianças.

Depois de um mês de agonia, o grupo de 32 pessoas chegou ao Cairo, onde dorme nesta noite. O avião que transporta os brasileiros decolou do Cairo às 11h50 desta segunda-feira (13). O pouso em Brasília está previsto para as 23h30.

Duas pessoas do grupo, que constavam da lista original, desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza. A jornada de repatriação, marcada por momentos de tensão, angústia e terror, teve início no dia 7 de outubro, logo após o atentado do Hamas a Israel.

Foram dias de espera aguardando a inclusão na lista de pessoas autorizadas a atravessar a agem de Rafah, o que só ocorreu na sétima lista. Mesmo com a inclusão, os brasileiros ainda tiveram que aguardar, já que a fronteira de Rafah, em Gaza, para o Egito, foi fechada no sábado (4) após ataque a ambulâncias, que deixou vários palestinos mortos e feridos.

A fronteira permaneceu fechada nos dias seguintes por razões de segurança. Na sexta-feira (10), ataques aéreos de Israel atingiram ao menos três hospitais na Faixa de Gaza e mantiveram a fronteira fechada.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Guerra em Israel 641r4y

Guerra em Israel

O que se sabe sobre o ataque ao Museu Judaico que terminou em dois diplomatas mortos nos EUA 2a5d4r

Ataque a tiros ocorreu em Washington, nos EUA, vitimando casal de diplomatas que iria se casar em br ...

Guerra em Israel

VÍDEO: Após matar diplomatas em embaixada de Israel, atirador grita ‘Palestina livre’ 6le3g

Casal morto a tiros em ataque à embaixada de Israel em Washington, nos Estados Unidos, planejava noi ...

Guerra em Israel

Saiba quem é o líder do Hamas morto e que pode dar fim à guerra com Israel 1l2i6y

Muhammed Sinwar foi morto em ataques aéreos ao Hospital Europeu em Khan Younis, ao sul de Gaza, info ...

Guerra em Israel

Síndrome de Estocolmo? Vídeo mostra refém do Hamas beijando sequestradores 3f6r3d

O Hamas libertou seis reféns na cidade de Gaza neste sábado, e um deles foi flagrado em um gesto ine ...