O que aconteceu com Fernando Collor? Veja por onde anda o ex-presidente 6yo52

Primeiro presidente eleito pós-ditadura foi preso por corrupção e coleciona polêmicas 4o3w6w

O que aconteceu com Fernando CollorFernando Collor de Mello durante audiência de custódia. Saiba o que aconteceu com Fernando Collor – Foto: Jefferson Rudy/Agência Brasil

Primeiro presidente do Brasil a sofrer um processo de impeachment, em 1992, Fernando Collor de Mello nunca abandonou a vida pública. Após um período de inelegibilidade e um exílio voluntário nos Estados Unidos, ele conseguiu reconstruir a carreira política.

Pelo menos até voltar recentemente às manchetes ao ser preso por corrupção. Entenda o que aconteceu com Fernando Collor.

Mas afinal, o que aconteceu com Fernando Collor? 4lnt

Seis meses após deixar a Presidência ao sofrer impeachment, em 1993, Collor se mudou para Miami, onde viveu até 1998. De volta ao Brasil, retomou a  trajetória política no estado natal, Alagoas.

Em 2002, tentou voltar ao poder como governador, mas ficou em segundo lugar, derrotado por Ronaldo Lessa ainda no primeiro turno.

A insistência rendeu frutos em 2006, quando foi eleito senador por Alagoas, somando mais de 550 mil votos. Inicialmente filiado ao PRTB, mudou-se para o PTB logo no início do mandato. Dois anos depois, em 2008, também foi eleito membro da Academia Alagoana de Letras, ocupando a cadeira número 20.

O que aconteceu com Fernando Collor O que aconteceu com Fernando Collor: condenação e prisão – Foto: Pablo Valadares/Agência Senado/ND

Em 2010, nova tentativa frustrada: Collor lançou a terceira candidatura ao governo de Alagoas, desta vez pelo PTB, mas foi novamente derrotado, sem chegar ao segundo turno. Mesmo com o revés, manteve a força política e, em 2014, conquistou a reeleição para o Senado, com quase 56% dos votos válidos.

Ao longo dos anos seguintes, Collor trocou de partido diversas vezes. Em 2016, filiou-se ao PTC (Partido Trabalhista Cristão) — o antigo PRN, que o havia lançado à Presidência em 1989.

Dois anos depois, em 2018, ensaiou nova candidatura presidencial, mas acabou desistindo para tentar novamente o governo de Alagoas. No entanto, retirou a candidatura meses depois, alegando falta de apoio.

Em 2019, migrou para o PROS, e, em 2022, retornou ao PTB para mais uma disputa pelo governo de Alagoas, desta vez com o apoio do então presidente Jair Bolsonaro. Apesar da aliança, Collor terminou a eleição em terceiro lugar.

O que aconteceu com Fernando Collor: prisão por corrupção 47923

A resposta para o que aconteceu com Fernando Collor é: prisão. O ex-presidente do Brasil foi preso no dia 25 de abril, em Maceió, Alagoas. Ele foi condenado por corrupção iva e lavagem de dinheiro nas investigações da Operação Lava Jato.

Collor aguardava o julgamento de recursos em liberdade, mas, com a negativa do último deles pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), foi determinado que ele comece a cumprir a pena.

O que aconteceu com Fernando CollorO que aconteceu com Fernando Collor de Mello – Foto: Jefferson Rudy/Agência Brasil

O ex-presidente foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro em contratos irregulares da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, com a UTC Engenharia. A pena foi de oito anos e dez meses de prisão por participação no esquema.

A ação penal aponta que o ex-presidente teve a ajuda dos empresários Luis Pereira Duarte de Amorim e Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos no esquema. A vantagem foi dada em troca de apoio político para indicação e manutenção de diretores da estatal.

Mesmo após prisão por corrupção, Fernando Collor tem benefícios vitalícios 726j55

Apesar da prisão, Fernando Collor tem benefícios vitalícios, assim como todos os ex-presidentes do Brasil.

Esses benefícios servem para garantir a segurança, dignidade e estabilidade dos ex-presidentes após o término dos mandatos. Eles estão garantidos por meio do Decreto 6.381/2008, que continua valendo, independentemente da situação de Collor.

O que aconteceu com o ex-presidente Fernando Collor – Foto: Agência Brasil/ReproduçãoO que aconteceu com o ex-presidente Fernando Collor – Foto: Agência Brasil/Reprodução

Segundo essa lei, ex-presidentes têm direitos, como:

  • Serviços de quatro servidores para atividades de segurança e apoio pessoal, que são destacados para garantir a proteção e a assistência do ex-presidente.
  • Dois veículos oficiais, com motoristas, para garantir o deslocamento adequado do ex-presidente em qualquer circunstância.
  • Assessoramento de dois servidores, que prestam apoio istrativo e logístico, auxiliando nas funções e atividades cotidianas de Collor.
Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Política 5o403f

Política

VÍDEO: Lula alfineta Bolsonaro e diz que não se pode votar em ‘qualquer tranqueira’ rd4c

Em Pernambuco, presidente fez discurso com tom eleitoral e acusou Bolsonaro de espalhar fake news

Política

Plenário deve decidir sobre mandato de 5 ou 10 anos, afirmam senadores 314w1z

Relator que concordou com redução no mandato para senadores vê possibilidade de nova mudança na PEC ...

Política

Senador Plínio Valério já falou ter vontade de ‘enforcar’ Marina Silva: ‘Não merece respeito’ 3p4f4e

Fala de Plínio Valério (PSDB) ocorreu durante evento realizado em março; Marina Silva relembrou a po ...