
O cardeal Timothy Dolan, arcebispo de Nova Iorque, nos Estados Unidos, afirmou nesta sexta-feira (9) que o Papa Leão XIV deve adotar uma postura de diálogo e conciliação com líderes globais.
Isso inclui o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O que cardeal diz sobre aproximação de Papa Leão XIV e Trump? 5i2e6e
Dolan acredita que o papa deve buscar o diálogo com Trump, mas ressalta que essa postura será estendida a líderes de todas as nações.
Conforme o cardeal, o novo pontífice não deve ser visto como um contraponto a nenhum governante em específico.
“Ele vai querer construir pontes com Trump? Acredito que sim. Mas também desejará construir pontes com os líderes de todas as nações. Não penso que meus irmãos cardeais o vejam como um contrapeso a ninguém”, declarou Dolan em entrevista.

Relação entre Papa Leão XIV e Donald Trump 496i5i
A relação entre os dois é marcada por diferenças ideológicas e críticas anteriores do pontífice às políticas do presidente.
Antes de ser eleito, o Papa Leão XIV expressou publicamente opiniões contrárias a medidas adotadas por Donald Trump, especialmente na imigração.
Vale destacar que Trump expressou publicamente sua satisfação ao saber que Papa Leão XIV havia sido eleito. Em uma postagem, o presidente diz “ser uma grande honra” para os Estados Unidos e manifestou interesse em encontrá-lo em breve .
De cardeal Prevost à Papa Leão XIV 281p18

O cardeal Robert Prevost se tornou o novo papa da Igreja Católica nesta quinta-feira (8). O anúncio oficial aconteceu no Vaticano, às 13h07, no horário de Brasília.
Escolhido após horas de conclave, o religioso é o primeiro norte-americano a ocupar o posto. A votação iniciou no dia 7 de maio, nove dias após o sepultamento do sucessor, Papa Francisco (Jorge Mario Bergoglio), que morreu no dia 21 de abril.