
O presidente do Partido Novo, Eduardo Ribeiro, fez críticas ao STF (Supremo Tribunal Federal) e disse que o Brasil vive um momento preocupante, que ele classificou como um “estado quase de exceção”. Em entrevista exclusiva ao portal ND Mais, ele afirmou que o Judiciário tem tomado decisões que ultraam os limites, principalmente quando se trata da liberdade de expressão.
Eduardo Ribeiro afirmou que, embora o país esteja enfrentando problemas econômicos no governo do presidente Lula (PT), como o aumento de impostos e novas cobranças que afetam os brasileiros, o que também preocupa é o que ele vê como uma ameaça às liberdades individuais.
“Nós estamos discutindo hoje direitos civis […] com a censura que nós estamos vivendo, como jornalistas sendo censurados. Pode concordar ou discordar, mas o Novo sempre vai defender a liberdade de expressão”, afirmou.

O presidente do Novo também criticou uma atuação autoritária do judiciário, apontando que o Congresso precisa reagir. “Nós estamos, sim, vivendo um estado quase de exceção e arbitrário, sobretudo por parte do judiciário. A política precisa dar uma resposta a isso”, disse.
Segundo ele, essa resposta vem sendo construída por parlamentares do partido Novo e aliados, como o deputado federal Marcel Van Hattem e o senador Eduardo Girão, que “enfrentam esses abusos diariamente no Parlamento”.
Para o presidente do Novo, essa crise não se limita à política. Ela afeta diretamente a população. Ele citou como exemplo a participação de Lula em um desfile militar na Rússia, ao lado de líderes autoritários, e também mencionou o escândalo da CBF, que resultou no afastamento do presidente.
“O brasileiro está machucado. Não é só a questão econômica da inflação – fruto de muitos erros do governo-, mas é a dignidade do brasileiro que está abalada”, disse Eduardo Ribeiro.
Presidente do partido do Novo critica STF e governo Lula – Vídeo: ND Mais
Partido Novo critica STF: Senado ganha mais importância 595k5d
O presidente do Novo também falou sobre a importância das próximas eleições, principalmente para o Senado. Segundo ele, como o próximo presidente poderá escolher novos ministros para o STF, o Senado (responsável por aprovar essas indicações) terá um papel decisivo.

“A eleição do Senado vai vir para o centro do debate por causa dos abusos do Supremo Tribunal Federal. Inclusive, em pesquisas que nós vimos e encomendamos, hoje o leitor tem exigido, buscado ou esperado que a solução venha de fora da política, não da política”, disse o presidente. Diante desse cenário, o Partido Novo critica STF e aposta nas urnas como caminho para frear possíveis excessos.
Presidente do partido Novo critica STF e a aproximação do governo Lula com a China e2j3k
O presidente do Novo também criticou o presidente Lula por pedir ajuda à China na regulação das redes sociais.
“Coisa mais absurda. Imagina, um país ditatorial, autoritário como a China, que censura as redes sociais […] Lá só tem as redes sociais que o governo permite e que são censuradas. Inclusive pessoas são censuradas , presas ou até mortas pelo regime. Então é esse tipo de exemplo que a gente quer trazer para o nosso país"});// Remover os listeners após a execução document.removeEventListener('click', loadTaboolaConfig);document.removeEventListener('touchstart', loadTaboolaConfig);document.removeEventListener('mousemove', loadTaboolaConfig);document.removeEventListener('keydown', loadTaboolaConfig);}document.addEventListener('click', loadTaboolaConfig);document.addEventListener('touchstart', loadTaboolaConfig);document.addEventListener('mousemove', loadTaboolaConfig);document.addEventListener('keydown', loadTaboolaConfig);});