Pesquisa para senador em São Paulo aponta direita e esquerda tecnicamente empatadas 4s5l5l

Eduardo Bolsonaro tem vantagem pequena contra Fernando Haddad ou Geraldo Alckmin na pesquisa para senador em São Paulo 2e4k4s

Pesquisa para senador em São Paulo tem Eduardo Bolsonaro (centro) na frente de Geraldo Alckmin (esquerda) e Fernando Haddad (direita)Pesquisa para senador em São Paulo mostra equilíbrio nas duas primeiras colocações – Foto: Montagem com fotos da Agência Brasil de Bruno Peres, Fernando Frazão e Marcelo Camargo

Direita e esquerda estão tecnicamente empatadas na pesquisa para senador em São Paulo publicada nesta terça-feira (6) pelo instituto Paraná Pesquisas. Eduardo Bolsonaro (PL) tem vantagem pequena, dentro da margem de erro de 2,4 pontos percentuais, contra Fernando Haddad (PT) ou Geraldo Alckmin (PSB). O levantamento é o mesmo que apontou liderança de Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao governo do estado.

Como são duas cadeiras em disputa nas Eleições 2026, a pesquisa para senador em São Paulo permitia que cada eleitor citasse dois nomes. No primeiro cenário, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PT) lidera com 36,5% das intenções de voto contra o ministro da Fazenda, Haddad, com 32,3%. Na terceira colocação, com 23,3%, aparece o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, que deve trocar o PL pelo PP nos próximos dias.

Filho do ex-presidente, Eduardo Bolsonaro lidera disputa pelo Senado em SP – Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilFilho do ex-presidente, Eduardo Bolsonaro lidera disputa pelo Senado em SP – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na sequência aparecem o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles (Novo), com 13,6%, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (PT), com 10,7%, Mara Gabrilli (PSD), com 10,4%, Renata Abreu (Podemos), com 6,7%, Cezinha de Madureira (PSD), com 3,7% e Giordano (MDB), com 1,1%.

A tendência é que a disputa pelas vagas ao Senado ganhe mais destaque, sendo priorizada, principalmente, por PT e PL. Os senadores podem barrar nomeações às agências reguladoras e o presidente da Casa é o responsável por autorizar ou não um processo de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ministro Fernando Haddad pode ser opção do PT para disputar vaga no Senado – Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilMinistro Fernando Haddad pode ser opção do PT para disputar vaga no Senado – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pesquisa para senador em São Paulo: segundo cenário 2c2154

Quando o petista Fernando Haddad é substituído pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, a pesquisa para senador em São Paulo aponta uma vantagem ainda menor de Eduardo Bolsonaro: 36,5% x 34,6%.

Atual vice-presidente e ministro, Geraldo Alckmin pode vir ao Senado em 2026 – Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilAtual vice-presidente e ministro, Geraldo Alckmin pode vir ao Senado em 2026 – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O restante do cenário pouco muda, aparecendo na sequência, Guilherme Derrite, com 23,6%, Ricardo Salles, com 14,4%, Luiz Marinho, com 11,8%, Mara Gabrilli, com 10,8%, Renata Abreu, com 7,6%, Cezinha de Madureira, com 3,2% e Giordano, com 1,2%.

Mara Gabrilli e Giordano buscam se reeleger ao Senado pelo estado. O emedebista era suplente e assumiu a cadeira com a morte de Major Olímpio (ex-PSL), em 2021, por complicações da Covid-19. Já o senador Marcos Pontes (PL), que foi ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações no governo Bolsonaro, tem mandato até 2030.

A pesquisa para senador em São Paulo do instituto Paraná Pesquisas ouviu 1,7 mil eleitores em 85 municípios de São Paulo entre os dias 1º e 4 de maio. Segundo a empresa, a pesquisa tem 95% de grau de confiança e a margem de erro é de aproximadamente 2,4 pontos percentuais.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Política 5o403f

Política

Vem aí? Contingenciamento de R$ 31,3 bilhões acende alerta na educação sobre novos cortes 3np8

O detalhamento das áreas afetadas pelo contingenciamento ainda será divulgado, mas a área costuma se ...

Política

Partido Novo de olho no governo de SC: ‘Adriano Silva colocou ville no mapa outra vez’ 3f2y34

Prefeito de ville pode ser aposta do Partido Novo para liderar Santa Catarina em 2026, diz presi ...

Política

O que tinha na carta ao Lula entregue por Eduardo Suplicy? 5f464s

Deputado estadual entregou carta ao Lula e a ministros durante evento que presidente participou em S ...

Política

‘Vivemos uma censura’: Presidente do Novo mira STF e aposta no Senado a resposta nas urnas 5n5c4o

Em entrevista ao ND Mais, Eduardo Ribeiro afirmou que a eleição para o Senado será decisiva devido a ...