PF faz operação de busca e apreensão contra pai de Mauro Cid em caso de joias sauditas 2h523

Agentes da PF cumprem quatro mandados de busca e apreensão no caso das joias nesta sexta (11), nas cidades de Niterói, São Paulo e dois em Brasília; ação foi autorizada pelo STF 595y5l

A PF (Polícia Federal) cumpre quatro mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira (11) em uma operação de combate a crimes de peculato e lavagem de dinheiro ligada ao caso das joias recebidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de governos estrangeiros.

Um dos alvos da operação é o general Mauro César Lourena Cid, pai do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro Mauro Cid. Outros alvos da operação seriam o tenente do Exército Osmar Crivelatti e o ex-advogado da família Bolsonaro Frederick Wassef. As informações são do R7.

PF cumpre mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira (11) em operação ligada ao caso das joiasPolícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira (11) em operação ligada ao caso das joias – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/ND

Investigação pela PF 106t59

Os investigados são suspeitos de vender joias e presentes oficiais recebidos pelo ex-presidente. De acordo com a PF, eles teriam utilizado “a estrutura do Estado brasileiro para desviar bens de alto valor patrimonial, entregues por autoridades estrangeiras em missões oficiais a representantes do Estado, por meio da venda desses itens no exterior”.

Segundo a PF, as quantias obtidas com essas operações “ingressaram no patrimônio pessoal dos investigados, por meio de pessoas interpostas e sem utilizar o sistema bancário formal, com o objetivo de ocultar a origem, localização e propriedade dos valores”. A Polícia Federal não informou o valor que os suspeitos teriam obtido com a venda das joias e presentes.

Mauro Cesar Lourena Cid é general e foi da mesma turma do ex-presidente Jair Bolsonaro na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ), na década de 1970.

A operação, que cumpre um mandado em Niterói (RJ), um em São Paulo e dois em Brasília, foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito do inquérito que investiga as ações das chamadas milícias digitais.

R7 teve o a mensagens de Mauro Cid negociando Rolex 5u5624

Emails em posse da comissão mostram que o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro tentou vender um relógio da marca Rolex recebido em uma viagem oficial do ex-presidente Jair Bolsonaro à Arábia Saudita.

Em outra mensagem, Cid enviou orientações ao coronel Wagner Oliveira da Silva, militar que integrava a comissão do Ministério da Defesa que fiscalizou e acompanhou a apuração dos votos nas eleições de 2022. No email, ele sugere ações para “aperfeiçoar a segurança e transparência das urnas eletrônicas”.

Diante das novas informações, o presidente da comissão, o deputado Arthur Maia (União-BA), defendeu uma nova convocação do militar. Cid já compareceu à MI, mas se recusou a responder às perguntas.

Pais de Mauro Cid movimentaram cerca de R$ 2,5 milhões 5s295e

Um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) que chegou à MI do 8 de Janeiro informa que os pais do tenente-coronel do Exército Mauro Cid movimentaram cerca de R$ 2,5 milhões em transações atípicas em um período de 15 meses. Cid está preso desde maio por suspeita de fraude em cartões de vacinação.

O relatório, que está sob sigilo, diz ainda que Agnes Barbosa Cid e Mauro Cesar Lourena Cid fizeram envio atípico de valores para o exterior. Com isso, a MI pediu a quebra do sigilo bancário, fiscal e de inteligência financeira do casal, com a disponibilização de extratos e detalhes das movimentações.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Política 5o403f

Política

VÍDEO: ‘Dança da chuva’ feita por secretários em prefeitura revolta comunidade indígena no MT 1b1fe

Uso indevido de elementos indígenas por secretários em encenação da "dança da chuva" provoca revolta ...

Política

De ‘cabeça de ovo’ a ‘rocambole do inferno’: veja momentos inusitados de sessões do STF 4b2w70

Sessões da Suprema Corte chamam a atenção com apelidos inusitados, ironias afiadas e discussões fora ...

Esplanada

iCS reúne jornalistas no Rio para debater clima e ações da COP30 587126

Importantes eventos pré-COP têm se destacado Brasil afora. O Instituto Clima e Sociedade (iCS) promo ...