PGR autoriza prisão domiciliar para Fernando Collor de Mello; decisão final cabe ao STF 3x3y4i

Para o procurador-geral da República, medida é excepcional e se deve à 'faixa etária' e 'quadro de saúde' do ex-presidente do Brasil 352b26

Procurador-geral da República, Paulo Gonet, que deu parecer favorável à prisão domiciliar de Fernando Collor de MelloProcurador-geral da República, Paulo Gonet, deu parecer favorável à prisão domiciliar de Fernando Collor de Mello – Foto: Germano Rorato/ND

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou ao STF (Supremo Tribunal Federal) uma manifestação na qual defende que o ex-presidente e ex-senador Fernando Collor de Mello vá para a prisão domiciliar.

“A manutenção do custodiado em prisão domiciliar é medida excepcional e proporcional à sua faixa etária e ao seu quadro de saúde, cuja gravidade foi devidamente comprovada”, disse Gonet.

Para o procurador, com os laudos, é “recomendável e adequada a concessão de prisão domiciliar humanitária, uma vez que os requisitos estabelecidos pela legislação infraconstitucional devem guardar compatibilidade com os princípios da proteção integral e prioritária do idoso”.

Alexandre de Moraes, ministro do STFAlexandre de Moraes é o relator do processo de Fernando Collor no STF – Foto: Gustavo Moreno/STF/ND

A decisão cabe agora ao relator do caso no Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Na terça-feira (29), o magistrado mandou a defesa de Collor apresentar mais exames e, inclusive, esclarecer a inexistência de alguns documentos entre os anos de 2019 e 2022.

Os documentos foram recebidos pelo Supremo nesta quarta-feira (30) e, agora, Alexandre de Moraes deve analisá-los e decidir sobre uma eventual prisão domiciliar.

Relembre a prisão de Fernando Collor de Mello 252tz

No último sábado (26), Collor pediu novamente ao STF para cumprir prisão domiciliar. Em relatório médico, a equipe afirma que o político necessita de uso diário de medicações e de visitas médicas especializadas periódicas.

Fernando Collor de MelloFernando Collor de Mello teve prisão decretada por Alexandre de Moraes – Foto: Pablo Valadares/Agência Senado/ND

A Polícia Federal prendeu Collor na madrugada da última sexta-feira (25), em Maceió (AL), em cumprimento a mandado expedido por Moraes. A ordem de prisão foi determinada após a condenação definitiva do ex-senador por corrupção iva e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato.

*Com informações do R7.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Política 5o403f

Política

VÍDEO: ‘Dança da chuva’ feita por secretários em prefeitura revolta comunidade indígena no MT 1b1fe

Uso indevido de elementos indígenas por secretários em encenação da "dança da chuva" provoca revolta ...

Política

De ‘cabeça de ovo’ a ‘rocambole do inferno’: veja momentos inusitados de sessões do STF 4b2w70

Sessões da Suprema Corte chamam a atenção com apelidos inusitados, ironias afiadas e discussões fora ...

Esplanada

iCS reúne jornalistas no Rio para debater clima e ações da COP30 587126

Importantes eventos pré-COP têm se destacado Brasil afora. O Instituto Clima e Sociedade (iCS) promo ...