‘Partido mais à direita do Brasil, mas sem extremismo’: presidente revela atual fase do Novo 575o38

Em entrevista ao ND Mais, Eduardo Ribeiro afirma que o Novo vive seu auge, defende o liberalismo como base do partido e descarta rótulo de extremismo 3e6ss

Presidente do partido NovoPresidente do partido Novo, Eduardo Ribeiro – Foto: Patrícia Costa/ND Mais

O presidente do Partido Novo, Eduardo Ribeiro, afirmou, em entrevista exclusiva ao portal ND Mais, que a legenda vive hoje a melhor fase de sua trajetória. Segundo ele, o partido alcançou maturidade política, se firmando como “o mais à direita do Brasil” sem “nunca ter sido extremista”.

Mesmo com pouco tempo de estrada, o registro oficial saiu em 2015, o Novo já marca presença em diversos estados, com prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais. E a meta, segundo Eduardo, é crescer ainda mais nas eleições de 2026.

Economia liberal e reação ao PT: as raízes do partido 1z4b4s

O presidente do partido Novo relembrou que a ideia de criar a legenda surgiu em 2010, ainda no início do governo Dilma Rousseff. Na época, segundo ele, já era visto que as decisões econômicas do PT colocariam o país em risco. “Se via muito claramente que as escolhas econômicas do PT levariam o Brasil a bancarrota e foi o que de fato aconteceu”.

Para ele, o Novo nasceu como uma reação ao modelo econômico petista, que ele classifica como “heterodoxo e ineficaz”. “O Novo é completamente avesso a essas ideias econômicas heterodoxas do PT de Mercadante, Guido Mantega, essa turma toda, porque nunca funcionou, essa é a grande verdade”, criticou.

Presidente revela atual fase do Novo – Vídeo: ND Mais

O presidente do partido Novo defende que a sigla tem como base o liberalismo econômico, mas uma visão que vai além do mercado: “É uma visão ampla de liberdade”. Para ele, a liberdade do indivíduo diante do Estado é importante, inclusive nos direitos civis, como a liberdade de expressão.

O liberalismo econômico é uma teoria política, econômica e social que defende o livre mercado, o direito à propriedade privada e a liberdade individual das pessoas. Para alcançar esses ideais, a teoria defende que o Estado deve interferir pouco na sociedade, para fomentar a competitividade econômica com base na livre concorrência, no auto interesse e na responsabilidade.

“O Novo sempre vai defender liberdade de expressão e de liberdade de imprensa para quem quer que seja, até porque nós defendemos que, tal qual serviços e produtos, as ideias também precisam circular e precisam ser justamente refutadas e não abafadas como muitas vezes o poder autoritário quer fazer”, disse.

Voluntários do Novo em ação de divulgação do partido, em 2015 – Foto: Alex Ameida/ReproduçãoVoluntários do Novo em ação de divulgação do partido, em 2015 – Foto: Alex Ameida/Reprodução

Direita mas sem extremismo, diz presidente do partido Novo 1v2q

Eduardo Ribeiro fez questão de reforçar onde o partido se posiciona no tabuleiro político: na direita. “Sempre fomos à direita. Aliás, somos o partido mais à direita do Brasil”, afirmou. Ainda assim, afastou qualquer rótulo de extremismo.

Para o presidente da sigla, ser radical não tem a ver com posição ideológica, mas com a forma de fazer política, algo que o Novo, segundo ele, evita.

“O extremismo é diferente, ele diz respeito à agressividade com o que você quer fazer as mudanças ou a forma com que você quer vencer o debate público. O Novo nunca foi extremista”, disse.

Presidente do partido Novo diz que sigla nunca foi extremista – Foto: Novo/DivulgaçãoPresidente do partido Novo diz que sigla nunca foi extremista – Foto: Novo/Divulgação

Apesar de reunir correntes diversas, de liberais a conservadores e libertários, o presidente do Novo afirmou que a sigla mantém uma forte unidade no parlamento.

“O Novo dá essa abertura para questões de foro íntimo e religioso. Cada parlamentar tem o direito de se posicionar da forma como bem entender, mas a tese geral, a visão de estado menor e limitado, isso prevalece para todas as pessoas que são membros do Novo”, concluiu o presidente do partido Novo.

De olho em 2026, o Novo aposta na fidelidade aos valores e na coerência ideológica como caminho para ampliar a atuação na política brasileira.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Política 5o403f

Política

Atentado contra Trump: jovem usou e-mails para comprar insumos de bomba 5r642u

Troca de e-mails teria acontecido meses antes de atentado contra Trump, diz CBS News

Política

Com senador de SC na lista, STF ouve testemunhas de acusados por tentativa de golpe de Estado 6c5t2q

Mais de 50 pessoas, entre governadores, ex-ministros e militares, foram indicadas para depor em favo ...

Fraude no INSS

Mudanças aprovadas pelo Congresso facilitaram descontos indevidos do INSS; entenda 2b1v16

Em 2019, a revalidação de descontos ou a ser exigida a cada três anos e, em 2022, item que revog ...

Política

Relatório da Cracolândia sugere salas de uso supervisionado de drogas 5u83g

Grupo de trabalho que reúne parlamentares e representantes da sociedade civil apresenta relatório da ...

Política

Greve da Receita Federal completa 180 dias com impacto na arrecadação e no comércio exterior 1z2h2n

Paralisação de auditores fiscais chega a seis meses com negociação preliminar de reajuste salarial; ...