Presidente Lula desembarca na África do Sul para 15ª cúpula do Brics 443p1w

Presidente Lula também tem na agenda mais duas visitas aos países de Angola e São Tomé e Príncipe 3h565w

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou na manhã desta segunda-feira (21) em Joannesburgo, África do Sul, onde participa da 15ª Cúpula do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) entre os dias 22 e 24 de agosto.

Presidente Lula também tem na sua agenda mais duas visitas aos países de Angola e São Tomé e PríncipeLula chegando em Johannesburgo nesta segunda-feira (21) – Foto: Ricardo Stuckert/PR/Reprodução/ND

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, está prevista a participação de 40 chefes de Estado ou de Governo dos continentes africanos e asiático, além de América Latina e Oriente Médio.

Todos com presença já confirmada para esta que será a primeira reunião presencial pós pandemia.

Lula se junta a outros líderes mundiais na cúpula do Brics 1ia1n

Dos países do bloco, estarão presentes os presidentes Lula (Brasil), Cyril Ramaphosa (África do Sul) e Xi Jinping (China), e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, participará de forma remota.

De acordo com o Itamaraty, 22 países já manifestaram formalmente interesse em integrar o Brics. A definição de critérios e princípios para a entrada de novos integrantes no bloco será um dos assuntos a serem debatidos durante a reunião de cúpula.

Outra questão a ser discutida pelo grupo será sobre os planos para o NDB (Novo Banco de Desenvolvimento), o Banco do Brics, relativo ao uso de moedas locais ou de uma eventual unidade de referência do Brics para transações comerciais.

“É provável que haja algum resultado nessa área”, disse o secretário de Ásia e Pacífico do Itamaraty, Eduardo Paes Saboia, semana ada durante briefing do Itamaraty sobre a viagem. Segundo ele, este é um ativo muito importante do bloco.

Saboia disse que a guerra entre Rússia e Ucrânia também deverá ser discutida, mas apenas internamente durante o chamado “retiro”, quando os chefes de Estado e de governo do Brics se encontrarão de forma fechada.

“Certamente o tema será discutido de forma mais aprofundada do que [deverá constar] na declaração [ao fim do evento]”.

Visita a Angola 4d16k

Nos dias 25 e 26, Lula irá para a capital de Angola, Luanda, onde será recebido pelo presidente João Lourenço, com quem terá uma reunião privada e outra ampliada no primeiro dia da visita.

A cooperação bilateral e o reforço das ligações históricas serão os principais temas da visita de Lula a Angola.

Lula também irá à Assembleia Nacional de Angola para participar de um seminário, onde falará sobre projeto no Vale do Cunene, e de um evento empresarial que deverá ter a presença de cerca de 60 empresários brasileiros.

Além disso, estão previstas as s de atos e memorandos nas áreas de agricultura, processamento de dados, saúde e educação.

Com informações da Agência Brasil.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Política 5o403f

Política

Vai mudar a corrida? Câmara dá a partida em comissão para regular Uber e apps 6v6oz

A discussão sobre um novo mercado de trabalho e as normas para regulamentar milhares de pessoas que ...

Política

Oposição à Nunes apresenta projeto de regulamentação de aplicativos de moto em SP 5f3y5p

Texto das bancadas do PT e Psol proíbe circulação no centro e cobra responsabilidade de prefeitura e ...