Relatório da Cracolândia sugere salas de uso supervisionado de drogas 715b22

Grupo de trabalho que reúne parlamentares e representantes da sociedade civil apresenta relatório da Cracolândia com 51 propostas 3d1u1z

GTI relatório da CracolândiaGrupo de Trabalho Interinstitucional da região apresentou versão prévia do relatório da Cracolândia – Foto: André Bueno/Rede Câmara SP/ND

O Grupo de Trabalho Interinstitucional que reúne deputados estaduais, vereadores de São Paulo, além de representantes do judiciário, sociedade civil, moradores e comerciantes, apresentou nesta semana um relatório da Cracolândia prévio, com 51 propostas para a região, que vão desde criação de salas para uso supervisionado de drogas a moradias populares sem exigência de abstinência.

Criado em 2021, o GTI que começou uma segunda fase em 2023 e deve encerrar os trabalhos no fim deste semestre. A conclusão coincide com o “sumiço” do fluxo no local que levantou discussões. Por um lado, governo do estado e prefeitura declaram resultado do trabalho realizado, enquanto há denúncias de usuários espalhados e até levados para cidades vizinhas.

O relatório da Cracolândia foi apresentado na reunião de quarta-feira (21), na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), mas ainda pode ar por alterações até a conclusão do grupo de trabalho.

“Eu espero que consigamos concluir esse relatório que vai ser muito significativo para todos que querem compreender com maior profundidade o fenômeno da Cracolândia. É uma problemática que precisa ser resolvida por instrumentos de política econômica e social que garantam maior dignidade e liberdade para todos”, comenta o deputado estadual Eduardo Suplicy (PT), um dos líderes do trabalho.

O petista preside a comissão de Direitos Humanos da Alesp e é um dos condutores das reuniões do GTI, ao lado da vereadora Luna Zarattini (PT), presidente da comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal.

Deputado estadual Eduardo Suplicy preside comissão de Direitos Humanos da Alesp e é um dos líderes do GTI – Foto: Rodrigo Romeo/Alesp/NDDeputado estadual Eduardo Suplicy preside comissão de Direitos Humanos da Alesp e é um dos líderes do GTI – Foto: Rodrigo Romeo/Alesp/ND

Os encontros do grupo, que apresentou uma versão prévia do relatório da Cracolândia, ocorreram nos últimos dois anos na Alesp e na Câmara Municipal, além de visitas ao local e ao Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas IV (Caps AD IV) Redenção.

Relatório da Cracolândia 59u2e

Com mais de 80 páginas, a versão prévia do relatório da Cracolândia traz um resumo de cada encontro, mostrando como as propostas surgiram e foram levantadas por parlamentares, representantes do poder judiciário e de ONGs que atuam na região.

Mas o documento também traz relatos de moradores e comerciantes, muitos deles, críticos dos principais apontamentos do GTI e de propostas levantadas. Em mais de um relato há crítica de suposto esquecimento das pessoas prejudicadas com o fluxo da Cracolândia, e precisam conviver com a insegurança e cenas abertas de uso de drogas.

Entre as 51 medidas sugeridas no relatório da Cracolândia estão pedidos de fiscalização das comunidades terapêuticas que recebem usuários de drogas a partir da região, apuração de denúncias de violência policial, proibição de recolhimento forçado de pertences, implementação de refeitórios populares, ofertas de moradia definitiva e locação social, além de projetos de qualificação profissional, intermediação de mão de obra, estímulo à economia solidária e direcionamento para outros programas.

Há também proposta de implantação da Renda Básica Cidadã, projeto de Suplicy, quando era Senador, aprovado em 2004, mas nunca saiu do papel. O deputado entregou uma carta ao presidente Lula, durante sua agem por São Paulo, na quinta-feira (22), sobre o assunto.

O relatório da Cracolândia sugere a ampliação da política de redução de danos, com criação de salas para “uso seguro” de drogas. Nela, dependentes químicos seriam acompanhados por profissionais da saúde, que orientariam dosagens, práticas seguras e fariam o encaminhamento para tratamento.

“Eu apresentei projeto nesse sentido na Assembleia Legislativa de São Paulo e eu espero poder debater bem, dialogar e receber sugestões. O importante é saber que esta sala de uso é para que haja o processo de gradual redução de danos aceito pelos que estarão realizando isso. Eu acho que é um o muito importante e eu espero contribuir para que isso venha a acontecer da melhor maneira possível”, defendeu o deputado.

Quem faz parte do GTI da Cracolândia? 2v2z5w

Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal; Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa (Alesp); Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas (Comuda); Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (Coned/SP); Comitê de Políticas para a População em Situação de Rua (Comitê PopRua); moradores da região; organizações da sociedade civil; Ministério Público; Defensoria Pública do Estado; e Comissão de Direitos Humanos da OAB.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Política 5o403f

Política

Atentado contra Trump: jovem usou e-mails para comprar insumos de bomba 5r642u

Troca de e-mails teria acontecido meses antes de atentado contra Trump, diz CBS News

Política

Com senador de SC na lista, STF ouve testemunhas de acusados por tentativa de golpe de Estado 6c5t2q

Mais de 50 pessoas, entre governadores, ex-ministros e militares, foram indicadas para depor em favo ...

Fraude no INSS

Mudanças aprovadas pelo Congresso facilitaram descontos indevidos do INSS; entenda 2b1v16

Em 2019, a revalidação de descontos ou a ser exigida a cada três anos e, em 2022, item que revog ...

Política

Greve da Receita Federal completa 180 dias com impacto na arrecadação e no comércio exterior 1z2h2n

Paralisação de auditores fiscais chega a seis meses com negociação preliminar de reajuste salarial; ...

Política

Veja a íntegra da entrevista do presidente do Partido Novo ao ND Mais 404z5m

Zema, ampliação, combate aos “abusos do Judiciário” e aposta em Santa Catarina: os próximos os d ...