Saiba o o a o para a devolução dos descontos indevidos no INSS 1h4v3o

Presidente da autarquia apresenta proposta de devolução dos descontos indevidos no INSS aos segurados 503r3r

desafios do novo presidente do INSSPresidente do INSS apresentou proposta de devolução dos descontos indevidos do INSS – Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Gilberto Waller, apresentou nesta quinta-feira (8) a proposta do governo federal de devolução dos descontos indevidos no INSS aos seus segurados. As investigações revelaram um esquema que movimentou mais de R$6 bilhões nos últimos anos.

Segundo o presidente do INSS, a orientação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, é para acolher os pensionistas e aposentados afetados pela fraude cometida por associações representativas.

“O que é importante, por própria decisão do governo Lula: ele não quer que nenhum segurado fique no prejuízo, responda por essa roubalheira no INSS que os segurados foram vítimas. Haverá o ressarcimento de todos que reclamaram e que não há comprovação da inscrição ou não há comprovação de pagamento”, comentou Waller sobre a devolução dos descontos indevidos no INSS.

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, também recebeu mesma a instrução para contribuir com a proposta de devolução dos descontos indevidos no INSS aos segurados afetados.

devolução dos descontos indevidos no INSSColetiva de ministro do governo Lula sobre descontos em assegurados do INSS – Foto: Luiz Rodrigues/NDTV

Como será feita a devolução dos descontos indevidos no INSS 10m73

De acordo com Gilberto Waller, o processo de devolução dos descontos indevidos no INSS é desburocratizado e direto para proteger o segurado. O primeiro que a autarquia tomou foi identificar as movimentações para informar os pensionistas e aposentados lesados pela fraude.

Nesta quinta-feira (8), enquanto Waller concedia entrevista coletiva junto a ministros do governo Lula, o INSS disparou mensagem para 27 milhões de segurados que não tiveram descontos indevidos registrados nos últimos anos.

Na próxima terça-feira (13), a autarquia vai avisar outros mais de 9 milhões de pensionistas e apostados que tiveram esse tipo de movimentação na conta e, assim, o beneficiário poderá solicitar a devolução dos descontos indevidos no INSS.

Para evitar golpes, Waller alertou que ninguém está autorizado a falar em nome do INSS e destacou a importância do cidadão utilizar apenas os meios oficiais de comunicação: Meu INSS e Canal de Atendimento 135.

INSS vai informar afetados na próxima terça-feira (13 de maio) – Foto: Marcello Casal Jr/Agência BrasilINSS vai informar afetados na próxima terça-feira (13 de maio) – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Como pedir a devolução dos descontos indevidos no INSS 3y1k3p

Após a identificação na próxima terça-feira, o cidadão poderá, por meio dos canais oficiais, consultar o valor e a associação responsável pela dedução da contribuição em sua conta. Caso o beneficiário não reconheça a transação como legítima, ele deve informar ao sistema que não autorizou aquela retirada.

Ao longo do processo de devolução do desconto indevido no INSS, o cidadão não precisa apresentar documentos. É de responsabilidade da associação comprovar a filiação, a autorização para o desconto e a identidade do beneficiário.

Se o beneficiário reclamar do desconto, a associação terá 15 dias úteis para enviar os documentos que comprovam a legitimidade do desconto. Caso não o faça, a devolução do desconto indevido no INSS deve ser feita mais 15 dias úteis. O pagamento será efetuado para o INSS, que deve rear o valor à conta do beneficiário.

Ou seja, do momento da reclamação até a devolução dos descontos indevidos do INSS são 30 dias úteis. Se, após esse período, a associação não realizar o pagamento, o caso é encaminhado para a instância Jurídica, sob responsabilidade da Advocacia-Geral da União (AGU).

A divulgação da proposta de devolução dos descontos indevidos no INSS ocorre em um cenário de pressão sobre o governo federal. Nesta quinta-feira (8), a Justiça determinou a manifestação nos autos de um processo que busca identificar os responsáveis pela fraude no INSS.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Política 5o403f

Política

Enquanto Colégio de líderes resiste, oposição tenta emplacar anistia com novo texto 60138

Após a reunião do Colégio de Líderes esta semana e a falta de consenso sobre a anistia aos presos do ...

Política

Governo de SP e federal trocam afagos em evento sem Tarcísio 6o56t

Secretário de Saúde representou governador e fez elogios a Lula; Governo de SP e federal aram po ...

Política

Congelamento do Orçamento anunciado pelo Governo é “retrato do colapso”, afirma oposição 6aa54

Oposição na Câmara critica congelamento de R$ 31,3 bilhões no Orçamento 2025

Paulo Rolemberg

Perseguição e gravação clandestina: os crimes que condenaram ex-vereador de Florianópolis v6v1m

Na decisão, a juíza afirma que Maikon Costa é reincidente e que sua conduta demonstra “completa indi ...