Os senadores Esperidião Amin(PP) e Jorge Seif Junior(PL) estão denunciando publicamente arbitrariedades e abuso de poder do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, ferindo a Constituição Federal e afrontando o Congresso Nacional
Seif está condenando com veemência as ultimas decisões do ministro STF contra deputados federais do PL, em desrespeito a prerrogativas constitucionais.
Amin, da Comissão de Controle de Atividades de Inteligência do Senado criticou severamente os atos do ministro Alexandre de Moraes, classificando-os de inquisitórios.
Em entrevista a CNN, que viralizou na internet, o ex-governador falou de pedidos de informações feitos à CGI, ABIN, Policia Federal sobre suposta espionagem da Abin, na polemica do software de geolocalização.
Afirmou textualmente: “O ministro assumiu a condição de censor do Senado. O chefe agora da Abin é o ministro do Supremo. Ele decreta sigilo. A Policia Federal, a Corregedoria Geral da União e a Abin não podem dar informações ao Senado por ordem do ministro Alexandre de Moraes.”
E concluiu: “Alexandre de Moraes é o mesmo juiz do inquérito 4781, março de 2019; é o juiz do inquérito das fake News; do inquérito da Abin. Nem é juiz natural, porque não foi sorteado. Pior do que a espionagem é a inquisição.”