Senadores de SC pedem que denúncias contra Alexandre de Moraes sejam investigadas 2q2h2x

Em nota enviada à imprensa, a bancada catarinense afirma que "lutará pela plena apuração de todas as denúncias" imputadas a Alexandre de Moraes s6u59

Os senadores catarinenses, Beto Martins (PL/ SC), Esperidião Amin (PP/ SC) e Jorge Seif (PL/ SC), pedem que as denúncias apresentadas contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes, sejam investigadas pelo Senado Federal. A manifestação foi feita à imprensa em nota, enviada nesta quarta-feira (14).

Na terça-feira (13), o jornal Folha de São Paulo revelou que o magistrado teria dado ordens para investigações não oficiais ao órgão de combate à desinformação do TRE, durante as eleições de 2022.

Bancada catarinense no Senado Federal quer investigação contra Alexandre de MoraesAlém de Jorge Seif (PL/ SC), os senadores, Esperidião Amin (PP/ SC) e Beto Martins (PL/ SC), na foto, também assinam a manifestação – Foto: Edilson Rodrigues/ Agência Senado/ Reprodução/ ND

Senadores de SC pedem investigação contra Alexandre de Moraes 1o4g4

A nota, assinada em conjunto pelos três senadores catarinenses, diz que a bancada “reforça seu compromisso com a transparência e a justiça” e que “lutará pela plena apuração de todas as denúncias apresentadas, especialmente aquelas de caráter grave e que estejam fundamentadas por provas materiais”.

A declaração pública reforça o apoio dos parlamentares “em favor das investigações necessárias”. Os senadores de Santa Catarina entendem que “é papel legítimo do Senado Federal conduzir as apurações cabíveis, sempre em defesa da verdade e da justiça, pilares fundamentais da nossa democracia”.

Alexandre de Moraes teria determinado apurações não oficiais 2l335e

Em nota emitida logo após a veiculação da matéria, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que todas as determinações foram “oficiais e regulares” e tiveram “integral participação da Procuradoria Geral da República”.

O ministro também alegou que fez requisições a inúmeros órgãos, inclusive ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que tem “poder de polícia” e “competência para a realização de relatórios sobre atividades ilícitas, como desinformação, discursos de ódio eleitoral, tentativa de golpe de Estado e atentado à Democracia e às Instituições”.

Senadores catarinenses pedem investigação contra ministro do STF, Alexandre de Moraes – Foto: Nelson Jr./ SCO/ STF/ Reprodução/ NDSenadores catarinenses pedem investigação contra ministro do STF, Alexandre de Moraes – Foto: Nelson Jr./ SCO/ STF/ Reprodução/ ND

Diálogos mostram ordens de Moraes ao TSE 433vq

O jornal Folha de São Paulo noticiou que o gabinete de Moraes, no STF, deu ordens, por aplicativos de mensagens e de forma não oficial, para que fossem produzidos relatórios pela Justiça Eleitoral os quais embasassem decisões do próprio ministro contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal, durante e após as eleições de 2022.

O jornal disse ter tido o a diálogos que mostram como o setor de combate à desinformação do TSE, presidido por Alexandre de Moraes entre agosto de 2022 e junho de 2024, foi usado como um braço investigativo do gabinete do ministro no Supremo.

Confira a nota na íntegra: 2e301z

“A bancada de Santa Catarina no Senado Federal reforça seu compromisso com a transparência e a justiça, lutará pela plena apuração de todas as denúncias apresentadas, especialmente aquelas de caráter grave e que estejam fundamentadas por provas materiais. Diante dos fatos divulgados recentemente pela imprensa nacional, que apontam para questões extremamente sérias envolvendo a fundamental instituição, o Judiciário. Reafirmamos nosso posicionamento firme em favor das investigações necessárias, e entendemos que é papel legítimo do Senado Federal conduzir as apurações cabíveis, sempre em defesa da verdade e da justiça, pilares fundamentais da nossa democracia.

Bancada Catarinense no Senado”.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Política 5o403f

Política

Atentado contra Trump: jovem usou e-mails para comprar insumos de bomba 5r642u

Troca de e-mails teria acontecido meses antes de atentado contra Trump, diz CBS News

Política

Com senador de SC na lista, STF ouve testemunhas de acusados por tentativa de golpe de Estado 6c5t2q

Mais de 50 pessoas, entre governadores, ex-ministros e militares, foram indicadas para depor em favo ...

Fraude no INSS

Mudanças aprovadas pelo Congresso facilitaram descontos indevidos do INSS; entenda 2b1v16

Em 2019, a revalidação de descontos ou a ser exigida a cada três anos e, em 2022, item que revog ...

Política

Relatório da Cracolândia sugere salas de uso supervisionado de drogas 5u83g

Grupo de trabalho que reúne parlamentares e representantes da sociedade civil apresenta relatório da ...

Política

Greve da Receita Federal completa 180 dias com impacto na arrecadação e no comércio exterior 1z2h2n

Paralisação de auditores fiscais chega a seis meses com negociação preliminar de reajuste salarial; ...