O suplente de vereador de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, Fabiano da Silva, está entre os presos pela invasão a prédios públicos na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), no dia 8 de janeiro. O nome dele aparece na lista oficial publicada pela Secretaria de Estado de istração Penitenciária (Seape) do Distrito Federal.

Fabiano concorreu às eleições municipais de 2020 para o cargo de vereador, pelo então PSL, partido que elegeu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A sigla se fundiu ao Democratas em fevereiro de 2022, dando origem ao União Brasil. Nas eleições de 2020, Fabiano conquistou 215 votos, se tornando suplente.
Nas redes sociais, o suplente de vereador é forte apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O lema “Deus, Pátria, Família e Liberdade” aparece já na descrição do seu perfil no Instagram, junto a uma foto com a mensagem “Rumo à Brasília!”.
Em uma das últimas publicações antes dos atos do dia 8 de janeiro, Fabiano gravou um vídeo dentro de um ônibus, com uma bandeira do Brasil no colo.
“30 horas de viagem, mas chegando no campo de batalha para lutar por nossa liberdade, que Deus nos proteja”, traz na publicação.
Ele também publicou vídeos em que aparece nas manifestações realizadas em frente à sede da Marinha do Brasil, em Itajaí.

A lista dos presos em Brasília após as invasões foi publicada pela secretaria de Estado de istração Penitenciária no dia 10 de janeiro, em atendimento à decisão da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal.
Segundo o órgão, em decorrência de decisões judiciais, os custodiados foram transferidos para o 19º Batalhão de Polícia Militar do Distrito Federal.
Na atualização da lista publicada às 18h desta terça-feira (17), 1382 pessoas estavam presas.
A assessoria do partido União Brasil se posicionou sobre a prisão de Fabiano da Silva. “O União Brasil explica que em caso de comprovação efetiva da participação do filiado nos atos antidemocráticos do dia 08 de janeiro, ele será liminarmente expulso do partido”, afirma a sigla.
Já o presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Marcelo Werner (PSC), afirmou que a câmara não irá se posicionar sobre o caso.
A reportagem também tentou contato com a defesa de Fabiano, mas não obteve retorno até às 17h desta sexta-feira (20). O espaço segue aberto.
Vereadora entre os presos 4e3e6o
A vereadora catarinense Odete Correa de Oliveira Paliano, conhecida como Odete Enfermeira (PL), também está entre os presos pela invasão.
Ela participou dos atos no dia 8 de janeiro e está presa na penitenciária feminina de Brasília.
Odete é a única vereadora mulher do município de Bom Jesus, no Oeste do Estado e assumiu o mandato no dia 1º de janeiro de 2021.
Em 2022 ela concorreu a deputada estadual, mas teve 564 votos e não foi eleita para ocupar uma cadeira na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina).