Em ano de eleições municipais, é essencial se manter informado e acompanhar as movimentações políticas da sua cidade. Para além das notícias do dia a dia, a política e as campanhas eleitorais têm controvérsias, entrelinhas, planejamentos e ações que só podem ser descobertas e debatidas através de bastidores.
Pensando nisso, o Grupo ND lança o podcast Voto+, com a apresentação do comentarista político Upiara Boschi, um espaço para analisar e debater o cenário das eleições municipais em todo o Estado.

O podcast Voto + terá episódios quinzenais e vai receber comentaristas do Grupo ND e outros convidados do contexto político em Santa Catarina.
No episódio de lançamento do projeto, Upiara recebeu os jornalistas Moacir Pereira e Paulo Cesar Santos para debater o atual cenário político da Grande Florianópolis e avaliar algumas ações dos principais partidos eleitorais.
Gean Loureiro “ousado” c3f65
Segundo Moacir Pereira, Gean Loureiro foi ousado em sua escolha de romper o laço com o atual prefeito Topázio Neto (PSD) e se aliar com o ex-senador Dário Berger (PSDB).
“O Gean Loureiro está dando um cavalo de pau que pode fundir o motor dessa nave e ter consequências muito pesadas e negativas para ele, porque na minha leitura ele está sem alternativa”
“Ele pode se complicar por dois motivos: essa mudança não combinou com o grupo político dele e o grupo eleitoral do Gean é o mesmo do Topázio, será que ele contabilizou como vão distribuir isso? Achei que ele tomou uma decisão um pouco precoce, mas ele é experiente e acredito que deva ter feito uma leitura um pouco mais profunda para tentar ganhar corpo e um pouco de respiro para um outro processo eleitoral, mas não esse.”, complementou Paulo Cesar.
O retrospecto político da era conservadora no Estado 6n2a34

Outro assunto debatido no podcast foi a ascensão e queda da massa bolsonarista no país, que para Moacir, é um fenômeno político jamais visto antes.
“É impressionante, ele não tem partido e nem está concorrendo nas eleições, mas em qualquer lugar que ele vai traz consigo uma multidão, fazendo de qualquer visita um evento. Acredito que essa massa conservadora ainda vai protagonizar muitas eleições daqui para frente”, disse.
Já para Paulo Cesar, o cenário político de São José foi um exemplo de município que não teve uma grande ascensão do bolsonarismo ou do conservadorismo. Ele afirma que no território São José existe uma disputa entre os políticos de “quem é mais competente” e isso acaba por afastar a sombra dos partidos.
Ainda falando da Grande Florianópolis, Paulo diz que os impactos desta eleição em Florianópolis podem afetar diretamente as eleições de 2026 em municípios vizinhos como Palhoça e São José.
Confira o podcast Voto + 2y2j6i
O novo podcast do Grupo ND traz o colunista Upiara Boschi para debater a política de Santa Catarina com convidados diversos e de forma simplificada para informar a população do que está acontecendo no Estado.