Wajngarten é demitido do PL após fala polêmica sobre Michelle Bolsonaro – Foto: Reprodução/Facebook e Edilson Rodrigues/Agência Senado
O advogado Fábio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação do governo Jair Bolsonaro (PL), foi demitido nesta terça-feira (20) do PL. A decisão veio após o vazamento de conversas por WhatsApp entre ele e Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência, que continham críticas diretas a Michelle Bolsonaro.
As mensagens foram encontradas no celular de Mauro Cid, apreendido pela Polícia Federal durante as investigações que envolvem Bolsonaro. Parte do conteúdo foi revelado pelo portal UOL.
Entre as falas polêmicas, Wajngarten enviou a Cid uma notícia de que o PL analisava lançar Michelle como candidata à Presidência caso Bolsonaro fosse impedido de concorrer nas eleições de 2026. “Prefiro o Lula”, disse Cid. “Idem”, respondeu Wajngarten.
Wajngarten é demitido do PL – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/ND
A revelação causou mal-estar dentro do partido e foi vista como um ato de deslealdade por membros da cúpula do PL, que decidiram pela demissão de Wajngarten. Ele mantinha contrato com o partido por meio de sua empresa de comunicação, recebendo R$ 125 mil por mês em 2024, segundo o Metrópoles.
Wajngarten fazia parte do núcleo mais próximo de Bolsonaro e chegou a atuar na defesa do ex-presidente em investigações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado. As mensagens entre ele e Cid também abordavam temas delicados, como o caso das joias recebidas pelo governo e o cenário político do país.
Fábio Wajngarten, ex-advogado de Bolsonaro – Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/ND
O ND Mais pediu posição de Wajngarten por meio do WhatsApp e não obteve retorno até a publicação desta matéria.