‘Bonita demais’? Freira brasileira demitida por maus-tratos acusa Vaticano de machismo l2h5a

Aline Pereira Ghammachi, ex-madre-abadessa no norte da Itália, afirma que perdeu cargo após denúncia anônima de maus-tratos e pressão de superior 1gv2u

Freira brasileira foi acusada de maus-tratosFreira brasileira expõe machismo no Vaticano após ser demitida ‘dizia que eu era bonita demais’ – Foto: Divulgação/ND

Aline Pereira Ghammachi, 33 anos, a freira brasileira demitida por ser “bonita demais”, rompeu o silêncio após ser afastada do Mosteiro San Giacomo di Veglia, em Veneza.

A religiosa brasileira, que comandava a instituição desde 2018, acusa o Vaticano de tê-la removido do cargo sem julgamento justo, citando comentários machistas de um superior como motivação.

O caso começou com uma denúncia anônima em 2022, que a acusava de manipular freiras e ocultar finanças. Apesar de uma primeira auditoria recomendar o arquivamento, o processo foi reaberto.

Segundo Aline, o pedido de afastamento teria sido feito Frei Mauro Giuseppe Lepori. “Ele dizia que eu era bonita demais para ser abadessa, ou mesmo para ser freira. Falava em tom de piada, mas me expôs ao ridículo”, revela a freira.

Aline afirma que superior alegou que ela era 'bonita demais' para ser freiraFreira afirma ter sido deposta do cargo no mesmo dia em que Papa Francisco morreu – Foto: Divulgação/ND

Freira brasileira demitida por ser ‘bonita demais’ expõe crise no Vaticano 5z2s

Natural do Amapá, Aline é formada em istração de empresas. A freira trocou os caminhos do mercado pela fé, onde atuou como tradutora de documentos sigilosos da Igreja, além de intérprete em eventos religiosos.

A freira brasileira ainda enfrentou uma segunda investigação em 2024, conduzida por uma visitadora apostólica. “Ela não fez nenhum teste conosco, apenas teve uma conversa”, relata a ex-abadessa. Aline afirma ainda que a visitadora a classificou como uma pessoa “desequilibrada”.

A decisão final chegou em fevereiro: Aline foi substituída por uma madre de 81 anos no mesmo dia da morte do papa Francisco. “Isso aconteceu num dia de luto para a Igreja, e num dia em que nós não poderíamos recorrer a ninguém”.

A religiosa acusou o Vaticano de machismoA amapaense Aline Pereira Ghammachi é formada em istração de empresas – Foto: Divulgação/ND

A religiosa recusou a transferência para outro convento e agora busca justiça na Apostólica, tribunal do Vaticano. Em protesto, onze freiras deixaram o mosteiro em solidariedade a Aline, abalando a comunidade.

“Eu não tive direito de defesa. Fui colocada para fora do mosteiro, sem motivação. Estamos até recorrendo no Supremo Tribunal da Apostólica. Por que aconteceu? Porque eu sou mulher, porque eu sou jovem e porque, principalmente nesse contexto, sou brasileira”, disse a freira.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Religião 141q1f

Religião

Santo do Dia 23 de maio: descubra o protetor espiritual de quem faz aniversário nesta data 3m6c1d

Celebre a data com fé, gratidão e mensagens especiais de aniversário inspiradas na vida e ensinament ...

Religião

Padre pode renunciar para casar? O que diz a Igreja Católica 5hh5a

Sim, um padre pode renunciar para casar, mas a renúncia não é automática nem simples; entenda

Religião

Santo do Dia 22 de maio: descubra o protetor espiritual de quem faz aniversário nesta data 645l

Celebre a data com fé, gratidão e mensagens especiais de aniversário inspiradas na vida e ensinament ...

Religião

Frases e orações de fé para rezar no dia de Nossa Senhora Auxiliadora 2x656b

O dia de Nossa Senhora Auxiliadora é comemorado em 24 de maio, no mês conhecido como “mariano” em es ...

Religião

Santo do Dia 21 de maio: descubra o protetor espiritual de quem faz aniversário nesta data 2y4o3g

Celebre a data com fé, gratidão e mensagens especiais de aniversário inspiradas na vida e ensinament ...