Papa Leão XIV pede paz na Ucrânia e cessar-fogo em Gaza em primeira oração de domingo 184i4z

O papa também celebrou o Dia das Mães durante seu discurso na praça de São Pedro, neste domingo (11) 2q2yq

Papa Leão XIV na Praça de São PedroPapa Leão XIV realizou seu primeiro discurso na praça de São Pedro – Foto: Vatican News/Reprodução/ND

A manhã deste domingo (11) marcou o primeiro discurso do Papa Leão XIV, no Regina Coeli, tradicional oração dominical realizada na praça de São Pedro, no Vaticano.

Diante de milhares de fiéis e de pessoas que acompanhavam a celebração pelo mundo, o pontífice pediu uma paz justa e duradoura para a Ucrânia e um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza, além da libertação de reféns e envio de ajuda humanitária para a população civil.

“Nunca mais guerra”: diz Papa Leão XIV 194x1i

O papa, eleito na última quinta-feira (8) se tornando o primeiro pontífice norte-americano da história, também citou o fim da Segunda Guerra Mundial, que completou 80 anos na última quarta-feira (9), para lembrar os impactos da violência armada e reforçar seu apelo pela paz.

“Nunca mais guerra!”, exclamou Leão XIV da sacada da Basílica de São Pedro, repetindo as palavras de seu antecessor, o Papa Francisco, ao denunciar a atual situação mundial como uma “Terceira Guerra Mundial em pedaços”.

Segundo o portal Vatican News, durante sua fala, o Papa destacou a tragédia humanitária provocada pela guerra na Ucrânia e os conflitos no Oriente Médio. “Carrego em meu coração o sofrimento do amado povo ucraniano”, afirmou, pedindo que todos os esforços sejam feitos para alcançar um acordo de paz verdadeiro quanto antes.

Ele também demonstrou preocupação com a situação em Gaza. “Que os combates cessem imediatamente, que a ajuda humanitária chegue à população civil exausta e que todos os reféns sejam libertos”, disse.

Além disso, o Papa Leão XIV saudou o recente cessar-fogo firmado entre Índia e Paquistão, expressando esperança de que as próximas negociações levem a um acordo de paz duradouro.

Homenagem ao Dias das Mães 506y5r

O pontífice também aproveitou o momento para homenagear o Dia das Mães, celebrado neste domingo em diversos países. “Um feliz dia a todas as mães, inclusive àquelas que estão no céu”, desejou o Papa Leão XIV, emocionando os fiéis presentes no Vaticano.

Antes da oração pública, o papa celebrou uma missa reservada nas grutas do Vaticano, próximo ao túmulo de São Pedro, junto ao superior de sua ordem agostiniana, o reverendo Alejandro Moral Anton.

A missa foi a primeira celebrada pelo Papa Leão XIV na Basílica de São Pedro, local onde repousam restos mortais de papas e importantes líderes da Igreja, incluindo o apóstolo, considerado o primeiro papa da história.

*Com informações do Estadão

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Religião 141q1f

Religião

Santo do Dia 23 de maio: descubra o protetor espiritual de quem faz aniversário nesta data 3m6c1d

Celebre a data com fé, gratidão e mensagens especiais de aniversário inspiradas na vida e ensinament ...

Religião

Padre pode renunciar para casar? O que diz a Igreja Católica 5hh5a

Sim, um padre pode renunciar para casar, mas a renúncia não é automática nem simples; entenda

Religião

Santo do Dia 22 de maio: descubra o protetor espiritual de quem faz aniversário nesta data 645l

Celebre a data com fé, gratidão e mensagens especiais de aniversário inspiradas na vida e ensinament ...