Edson Aquino dos Santos, 64 anos, tem uma longa trajetória no remo brasileiro. Foi 15 vezes campeão mundial master e 32 campeão estadual, além de ter subido no pódio dos campeonatos Sul-Americano e Brasileiro. E essa história só foi escrita porque ele conheceu Florianópolis.

Uma viagem por três estados 6e5635
Natural de São Borja, no Rio Grande do Sul, Santos foi criado no Rio de Janeiro e somente aos 12 anos veio para a capital catarinense. A Ilha de Santa Catarina foi responsável por dar novos rumos à vida daquele jovem que acabara de chegar.
“Quando cheguei em Florianópolis nós não tínhamos as pontes ainda, tínhamos somente a Hercílio Luz, e foi por causa da Ponte Hercílio Luz que eu me encantei pelo remo. Eu ava sempre por aqui e via o pessoal remando e, através do convite do meu professor Pedro Luiz Schmidt eu iniciei no esporte”, detalha.
Onde tudo começou 4p172g
O atleta deu os primeiros os no Clube Náutico Riachuelo. Naquela época, Florianópolis era bem diferente. Aquino conta que quando começou a remar, aos 14 anos, ainda não existia o aterro.
“Florianópolis mudou muito. Lembro que a água chegava no mercado público e, onde são os clubes hoje, era a ilha do carvão, onde o Carlos Hoepcke abastecia os navios dele”, relembra.
A primeira medalha veio aos 16 anos, com o segundo lugar no Campeonato Sul-Americano, na categoria júnior, no Rio de Janeiro, em 1976.

São 50 anos dedicados ao remo. Edson Aquino é técnico e diretor-técnico do Clube Náutico Francisco Martinelli, clube do qual Fabiana Beltrame também fez parte durante a carreira.
Segundo o campeão mundial, o esporte é considerado por ele uma opção de vida. “O remo exige muita disciplina e esforço físico. Eu digo sempre que o remo é uma opção de vida, tem que gostar, porque frequentar festas e consumir álcool interfere e muito no rendimento do atleta”, define.
Longe da aposentadoria, o atleta master irá participar do Mundial da World Rowing, que acontecerá em setembro, na África do Sul.
A dádiva que é viver em Florianópolis 1v2m3c
Foi por meio do remo que Edson Aquino dos Santos teve a oportunidade de conhecer mais de 86 países. E, para ele, não existe nenhum país que tenha o que Florianópolis oferece.
“Não existe nenhum país no mundo que tenha as características que a Ilha da Magia tem, tranquilidade e uma beleza natural fantástica. Eu não troco Florianópolis por nenhum outro lugar”, salienta o esportista.
Edson Aquino dos Santos conta como a Ponte Hercílio Luz o encantou pelo remo – Vídeo: Jéssica Schmidt/Especial para o ND
Floripa 350 y4k5m
O projeto Floripa 350 é uma iniciativa do Grupo ND em comemoração ao aniversário de 350 anos de Florianópolis. Ao longo de dez meses, reportagens especiais sobre a cultura, o desenvolvimento e personalidades da cidade serão publicadas e exibidas no Jornal ND, no portal ND+ e na NDTV RecordTV.