O campeonato catarinense de remo 2023 começou ontem e Riachuelo largou na frente da competição vencendo seis das 14 provas da 1ª etapa do estadual. O América venceu quatro provas, o Martinelli três e o Aldo Luz uma.

Com o vento sul, em Florianópolis, as provas ocorreram na baía norte da Capital e, além do habitual público do remo, os curiosos que estavam correndo ou pedalando na Beira-Mar Norte também prestigiaram o evento. Mais uma vez, a etapa teve uma prova de exibição com quatro escalés da Marinha do Brasil.
Para o presidente da Feresc (Federação de Remo do Estado de Santa Catarina), André Dutra, o domingo é o dia da família, e o catarinense de remo na Beira-Mar Norte foi mais um espaço que se abriu para as pessoas acompanharem um evento esportivo ao ar livre e de frente para o mar. Segundo ele, a competição está aberta, até porque haverá mais três etapas.

“Tivemos 14 provas e vitórias de todos os clubes. São cinco troféus em disputa: para-remo, master, junior, iniciante e sênior e cada clube prioriza uma categoria, com o que tem de melhor. Foi uma regata muito movimentada, com 225 participantes”, destacou Dutra.
As jovens remadoras Luiza Silva Nazario, 17 anos, e Ana Clara Farias da Silva, 13, ajudaram o Riachuelo com uma vitória no double Junior A – Feminino. Luiza também ganhou 1º lugar em outra prova e Ana um 2º lugar. No início da prova que venceram juntas, a dupla estava lado a lado com o barco do Martinelli e do meio para o final conseguiu ir para a liderança e abrir vantagem.
“Foi uma prova difícil, porque tinha marola (onda) e bastante vento de lado, o que acaba pesando o barco, daí a gente tem que encaixar rápido e alongar a remada pra fazer uma boa prova”, disse Luiza.
“Pesou muito [o barco], mas a gente conseguiu e é o que importa. Treinamos muito, inclusive aos domingos para isso”, ressaltou Ana.
Incentivo ao remo 6l4fg
O diretor regional do Grupo ND, Roberto Bertolin destacou que o remo tem uma importância histórica enorme para Florianópolis e explicou porque o jornal ND apoia a competição:
“Estamos há três anos junto com o remo a fim de atrair cada vez mais a atenção das famílias para vir e assistir a um belo espetáculo e também para que mais crianças frequentem as escolinhas de remo”.

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD) lembrou que a prefeitura apoia o remo sobretudo nas categorias de base: “Damos incentivo para montarem a escolinha e equipamentos, para que se preparem e tenham bons atletas para as competições”, disse o prefeito.
“Agora vamos revitalizar o parque do remo, tornando uma área aprazível para que as pessoas não só assistam ao remo, mas também desfrutem o pôr do sol. Vai ser uma praça muito bonita, projetada por arquitetos da cidade e o pessoal do remo. Vamos ganhar um espaço privilegiado”, afirmou Topázio.

O projeto deve ser concluído até março, depois será aberta a licitação e a meta é inaugurar o espaço em outubro, perto do Dia das Crianças.
Secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Ed Pereira, destacou que o remo está crescendo, sobretudo entre os mais novos. Atualmente, a prefeitura destina quase R$ 100 mil por ano aos clubes de remo da Capital, além do apoio às competições e eventos realizados em parceria com a federação.

“Cada vez mais, vejo novos atletas, crianças e meninas de 13 anos competindo e ganhando. Esse crescimento é o que mais me preocupa, a inicialização esportiva, o fomento ao esporte, o crescimento que tá tendo para que o Remo possa ainda mais crescer como uma paixão na cidade”, comentou o secretário.
André Dutra lembrou convidou o público para as próximas etapas, sendo a próxima em 20 e 21 de maio, que vai homenagear o centenário do Avaí. Em 10 de setembro , a competição vai para Blumenau e o fechamento da competição será em 7 e 8 de outubro, novamente na Capital.

“O remo está forte. Tivemos que antecipar a regata do aniversário de Florianópolis, que geralmente ocorre mais perto da data, em 23 de março, porque os clubes participam de uma seletiva para a seleção nacional, no Rio de Janeiro, no próximo final de semana. Isso mostra o peso que Santa Catarina tem no remo brasileiro e não só no remo de base, mas no remo de resultado. Devemos ter cerca de 20 remadores de Santa Catarina participando dessa seletiva”, declarou Dutra.