Ela é manezinha da Ilha e deixou um legado na história do remo brasileiro feminino. Fabiana Beltrame, 40 anos, tem no currículo o título de primeira campeã mundial e em Copa do Mundo da modalidade pelo Brasil e foi também a primeira mulher a representar o país em Jogos Olímpicos.
A ex-atleta foi convidada a ensinar a jornalista da NDTV Kelly Borges a remar, em uma reportagem especial do projeto Floripa 350, iniciativa do Grupo ND em comemoração ao aniversário da cidade.

Kelly, jornalista e mineira, está há oito meses na capital catarinense e revela que um dos motivos de escolher Florianópolis foi, sem dúvidas, o mar. A tarefa da repórter foi desbravar as águas aprendendo um dos esportes mais conhecidos da cidade, bem pertinho do maior cartão-postal da Ilha, a ponte Hercílio Luz, no Clube Náutico Francisco Martinelli.
Técnica: Fabiana Beltrame dá dicas em aula inicial 40de
Antes de colocar o skiff no mar, os primeiros os para aprender o esporte são no tanque, nas primeiras aulas. “Primeiro a gente aprende no tanque, em uma ou duas aulas, e depois que pegou bem o movimento, aí vai para a água”, destaca Fabiana.
Segundo a ex-atleta, remar não é um movimento natural como caminhar, então é comum que o aluno sinta dificuldade durante as aulas iniciais. Com Kelly não foi diferente. Mas, esse primeiro contato com o remo no tanque foi essencial para que a repórter se sentisse segura e confiante para repetir os movimentos no mar.
Engana-se quem acredita que os braços são os membros mais utilizados durante o esporte. De acordo com Beltrame, 70% dos movimentos de remada são das pernas. “Muita gente acha que o maior trabalho é dos braços, mas na verdade as pernas que exigem muito mais esforço para remar”, detalha.
Orgulho em ser manezinha 6a6x3b
Fabiana tem muito orgulho de suas raízes e de ter levado o nome de Florianópolis para olimpíadas e mundiais. A campeã ainda sonha com o dia em que verá muitas pessoas remando na Capital, não somente por esporte, mas também como lazer e as áreas dos Clubes de Remo totalmente revitalizadas.
“A área dos Clubes de Remo é uma das áreas mais nobres de Florianópolis, tem que ser dado o devido valor para ela”, reflete Fabiana.
Confira essa aula exclusiva na reportagem completa exibida pelo Balanço Geral Florianópolis: 3q5fe
Floripa 350 y4k5m
O projeto Floripa 350 é uma iniciativa do Grupo ND em comemoração ao aniversário de 350 anos de Florianópolis. Ao longo de dez meses, reportagens especiais sobre a cultura, o desenvolvimento e personalidades da cidade serão publicadas e exibidas no jornal ND, no portal ND+ e na NDTV RecordTV.