1 em cada 5 mulheres sofre com a saúde mental: catarinenses revelam obstáculos no tratamento 552xn

Segundo relatos ao ND+, uma mulher ou 1 mês buscando psiquiatra em Florianópolis e a 'saga' revelou um problema comum na busca por tratamento 2p6w8

Uma mulher, de 21 anos, procurou por meses tratamento com um psiquiatra em Florianópolis. No entanto, foi apenas após pressionar o seu plano de saúde que conseguiu a consulta um mês após o pedido inicial. Com sintomas de depressão, a esteticista que diz ter vergonha de se identificar, descreve a espera como “angustiante”.

No entanto, a história não é um caso isolado. O ND+ buscou outras mulheres da cidade que relataram ter problemas com a mesma procura. Seja pelos preços da cidade, que podem chegar a R$ 800 em uma única consulta, ou pela demora em conseguir médicos psiquiatras por planos de saúde, mulheres relatam ter medo do futuro.

Demora para conseguir atendimento em Florianópolis gera preocupação – Foto: MART PRODUCTION/Pexels/Divulgação/NDDemora para conseguir atendimento em Florianópolis gera preocupação – Foto: MART PRODUCTION/Pexels/Divulgação/ND

“Minha psicóloga me pediu para buscar um psiquiatra. Eu tinha vontade de cometer suicídio regularmente, mas foi muito difícil achar um pelo plano. Foi então, em último recurso, que precisei desembolsar R$ 400 por uma consulta para enfim ser atendida”, relata uma das mulheres ouvidas.

O ND+ entrou em contato com a Unimed Florianópolis, plano que as duas jovens em questão usam, mas não teve contato até a publicação desta matéria nesta quarta-feira (8), às 11h.

Ambas não quiseram se identificar por medo de serem taxadas de “loucas” por colegas de trabalho e convívio social, conforme descreveram.

A atitude pode ser explicada por meio de uma pesquisa do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) de 2019. Conforme a pesquisa, 63% das pessoas entre 25 e 34 anos teriam vergonha de itir um quadro depressivo à sua família. Os jovens entre 18 e 24 anos não falariam do diagnóstico no ambiente de trabalho ou acadêmico. Porém, 58% das pessoas com 55 anos ou mais acreditam na eficiência do medicamento.

Mulheres com mais problemas psíquicos h4525

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), uma em cada cinco mulheres apresenta algum tipo de transtorno mental, sendo a depressão uma delas, atingindo cerca de mais do dobro de mulheres em relação aos homens com a doença.

O médico psiquiatra Marcelo Fialho, explica que existem fatores de diversas ordens que precisam ser considerados para entender o motivo pelo qual as mulheres são mais atingidas por sofrimentos psíquicos.

Mulheres são maioria em problemas de saúde mental – Foto: Unsplash/Divulgação/NDMulheres são maioria em problemas de saúde mental – Foto: Unsplash/Divulgação/ND

“Além dos aspectos biológicos, é cada vez mais necessária uma atenção para as condições de gênero, que incluem desde violências domésticas e reprodutivas, desvantagem socioeconômica, educacional e de oportunidades no mercado de trabalho, responsabilidade pelo cuidado de outras pessoas, padrões irreais de estética, entre outros”, conta Fialho.

Na prática, homens podem até achar que estão “ajudando” em casa fazendo as compras, mas são as mulheres que fazem a lista de itens. Homens podem crer que estão buscando filhos na escola, mas são as mães que indicam o horário e local. Homens podem crer ainda que estão em altos cargos porque são bons em determinada profissão, quando a colega ao lado nunca é ouvida na reunião.

O preço das consultas 6ce47

Sobre os valores do atendimento psiquiátrico na rede privada, o médico indica que existem diferenças importantes quanto ao cenário deste atendimento. Por exemplo, se ele é em ambiente hospitalar, ambulatorial ou na residência do paciente. E também se é realizado com agendamento prévio ou em situação de urgência.

“Outros fatores envolvidos na composição desse valor incluem questões quanto aos gastos do profissional com a infraestrutura (o investimento que realizou na compra de seu consultório, ou o aluguel da sala em que atua), assim como gastos com condomínio, IPTU, seguros. Entram nessa composição o pagamento de colaboradores (contador, secretária, limpeza, entregas), os impostos municipais (ISS) e federais (IR), a anuidade do conselho de classe, a contribuição sindical”, explica.

Outro fator levantado pelo profissional é o investimento em educação continuada (especializações, aperfeiçoamentos, atualizações) e o tempo de experiência na área.

Médico diz que profissionais precisam investir em estudos na área – Foto: Unsplash/Divulgação/NDMédico diz que profissionais precisam investir em estudos na área – Foto: Unsplash/Divulgação/ND

Além disso, para ele, o mercado privado de saúde, não apenas para a psiquiatria, é fortemente influenciado pelo equilíbrio entre demanda e oferta.

“Em um cenário de grande procura, se não houver aumento proporcional do número de profissionais, o esperado é que os valores dos atendimentos variem para cima”, explica.

Conforme diz o profissional, a lógica interfere ainda com a disponibilidade de profissionais nos convênios, que oferecem o pagamento de valores que “podem não ser compatíveis com os gastos que os profissionais têm para a execução de seu trabalho”.

Outro ponto é de que mesmo no sistema público, as vagas de concursos e processos seletivos acabam não sendo preenchidas por não oferecerem uma remuneração atrativa.

O que diz o Conselho Regional de Medicina 1l3b4k

Em nota o CRM (Conselho Regional de Medicina) explicou que os valores têm a ver com as questões “diferenciadas” da especialidade.

A consulta psiquiátrica é diferenciada em relação a outras especialidades clínicas em Medicina. Além da anamnese ser mais detalhada e abrangente (acrescentando – à queixa principal, história da doença atual, mórbida pregressa e familiar, comuns a qualquer área médica – um estudo do desenvolvimento de personalidade e relações endofamiliares e sociais), a própria consulta psiquiátrica tem efeito terapêutico, fruto da interação do médico com o paciente e aspectos transferências e contratransferências.

Em outras palavras, a figura do médico e a relação psiquiatra-paciente faz parte do tratamento mais do que em qualquer outra especialidade médica.

Isto posto, é inevitável que cada consulta psiquiátrica necessite de um tempo maior do que em outras especialidades (geralmente de 60 a 90 minutos). E, também por isso, cada uma delas é, por natureza, uma intervenção terapêutica. Por esse motivo, inexiste a figura do “retorno” à Psiquiatria e muitos pacientes necessitam, principalmente no início do tratamento, acompanhamento sistemático semanal.

Considerando que os convênios não têm uma categoria diferenciada para “consulta psiquiátrica”, os médicos psiquiatras não costumam atender por convênios – e aqueles que atendem, pelas características apresentadas, comportam em suas agendas um número reduzido de pacientes/mês, se comparados às demais especialidades”, diz a nota.

SUS z5v43

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde da cidade, em 2022 foram realizados 37 mil atendimentos nos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). Destes, 42% foram em mulheres.

Por meio de nota, a prefeitura explicou que o município de Florianópolis segue o modelo de atenção determinado pelo Ministério da Saúde. Nele, a saúde mental é acolhida em um “campo de atuação multiprofissional”.

Prefeitura diz que atendimento começa nos Centros de Saúde – Foto: PMF/Divulgação/NDPrefeitura diz que atendimento começa nos Centros de Saúde – Foto: PMF/Divulgação/ND

A primeira avaliação é realizada preferencialmente pela equipe de saúde da família, nos Centros de Saúde. São elas que, conforme a necessidade, podem compartilhar o cuidado com profissionais da equipe multiprofissional de apoio à atenção primária (psicólogos, assistentes sociais, mas também nutricionistas, educadores físicos e fisioterapeutas, quando necessários para o projeto terapêutico), que atuam nos próprios Centros de Saúde.

Mesmo com quase 600 mil pessoas na cidade, o município conta com apenas quatro equipes especializadas em saúde mental para adultos, no Norte, Sul, Centro e Continente. Há ainda uma equipe especializada para a infância.

Para os pacientes com transtornos mentais graves, existem um CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) para adultos, um para a população infanto-juvenil e dois para pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. No total, são apenas 30 psicólogos, 17 assistentes sociais e 15 psiquiatras atuando nesses diferentes serviços.

Segundo a prefeitura, o tempo de espera para atendimento especializado, após encaminhamento da equipe de saúde da família, varia conforme a gravidade do caso. Para o atendimento psicológico, se a classificação indicar maior gravidade, o tempo é de 2 a 3 semanas. Caso a gravidade seja menor, 3 a 4 meses. Não havendo critérios de gravidade no pedido, o tempo de espera pode chegar a 6 meses.

No caso dos atendimentos psiquiátricos, a lógica é similar. Quando há maior gravidade, 2 a 3 semanas de espera, em casos de menor gravidade o tempo se amplia para até 3 meses e nos casos em que o pedido de avaliação não informa gravidade, até 5 meses.

Para as situações em que a avaliação indica a necessidade de atendimento imediato, a indicação é que o paciente seja encaminhado a um dos CAPS, conforme a especificidade, para avaliação no mesmo dia.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Diversa+ 4i3j43

Diversa+

Pós-verão: os tratamentos mais procurados para recuperar a pele durante o outono e o inverno o6s6h

Após um período de exposição intensa ao sol, a pele tende a perder água, ficando ressecada e sem viç ...

Diversa+

Programa Empodera capacita mulheres em situação de vulnerabilidade em Santa Catarina 3w3x4l

Inscrições para o Programa Empodera, iniciativa da TXM Methods que promove autonomia financeira e so ...

Diversa+

Mensagem do Dia da Mulher: 30 frases inspiradoras para celebrar a data 476l2i

Celebre o Dia da Mulher com 30 frases inspiradoras! Homenageie as mulheres da sua vida com mensagens ...

Diversa+

Quer brilhar no Carnaval? Veja produtos para deixar sua pele radiante nos dias de folia 403b3l

No bloco, na praia ou numa vibe relax? Independente de como você vai curtir o carnaval, veja 3 produ ...

Diversa+

O que o filme ‘Babygirl’ diz sobre desejo, poder e a vida secreta das mulheres 2e5wi

'Babygirl', estrelado por Nicole Kidman, tem chamado atenção não por ter um romance proibido como ro ...