A nova atualização da Matriz de Risco divulgada nesta quarta-feira (23) pelo Governo do Estado acendeu o sinal de alerta para a situação da pandemia no Alto Vale do Itajaí. Pela quinta semana consecutiva a região está no nível gravíssimo (vermelho).

De acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde, o Alto Vale possui um dos piores cenários da pandemia em Santa Catarina ao lado do Meio Oeste, Nordeste, Oeste e Grande Florianópolis. Todas essas regiões atingiram nota 3,875 no Mapa de Risco. Quanto mais próximo de 4 (nota máxima), pior é a situação da região.
Entre os quatro indicadores analisados para elaborar o Mapa de Risco, o Alto Vale tem a nota máxima em três deles: Transmissibilidade, Monitoramento e Capacidade de Atenção. O único indicador que não atingiu a nota máxima foi Evento Sentinela, que analisa a ocorrência de óbitos por Covid-19 e o comportamento da pandemia. Mesmo assim o resultado foi de 3,85, ainda dentro da classificação gravíssima.

>> Leia também: Moisés vai recorrer da decisão de proibir ocupação integral de hotéis em SC
Alto Vale já registra 140 mortes por coronavírus 5z4u5m
De acordo com o último boletim divulgado pela Amavi (Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí), a região já contabiliza 140 óbitos decorrentes da Covid-19. A cidade com o maior número de mortes é Rio do Sul com 28. Na sequência aparecem Ibirama (17) e Ituporanga (14).
O número de casos confirmados se aproxima de 15 mil, sendo aproximadamente 1,2 mil casos ativos e mais de 13,5 mil recuperados.
Santa Catarina no vermelho 66586m
Pela primeira vez desde o início da pandemia e do monitoramento feito pelo Governo do Estado todas as 16 regiões foram classificadas em risco gravíssimo.