Apneia do sono aumenta o risco de demência especialmente em mulheres, segundo pesquisa 242lt

Apneia do sono é um distúrbio que atinge cerca de 30% da população brasileira 4h5r6i

Dormir mal ou não descansar à noite se tornou um problema de saúde cada vez mais comum. Quando essa condição está relacionada a um distúrbio subdiagnosticado, como a apneia do sono, ela não deve ser ignorada, pois pode contribuir para o desenvolvimento de demência em adultos, especialmente mulheres. Esse é o alerta de um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, publicado recentemente na revista científica Sleep Advances.

O estudo analisou dados de inquéritos e exames cognitivos de mais de 18.500 adultos para investigar o impacto da apneia obstrutiva do sono, diagnosticada ou suspeita, no risco de demência.

Dormir mal a noite se tornou um problema frequente  – Foto: Reprodução VídeoDormir mal a noite se tornou um problema frequente  – Foto: Reprodução Vídeo

O que é a apneia do sono? 1t1hq

A apneia obstrutiva do sono é um distúrbio crônico caracterizado por pausas na respiração durante o sono, o que afeta a oxigenação do cérebro e pode prejudicar a saúde a longo prazo.

No Brasil, estima-se que cerca de 30% da população sofra desse problema, cujos efeitos incluem a elevação do risco de doenças cardiovasculares e declínio cognitivo. Para pessoas com 50 anos ou mais, ter apneia do sono aumenta a probabilidade de apresentar sinais de demência.

Apneia do sono é um distúrbio crônico caracterizado por pausas na respiração – Foto: Reprodução/NDApneia do sono é um distúrbio crônico caracterizado por pausas na respiração – Foto: Reprodução/ND

O estudo 19i4a

Entre as idades analisadas, as mulheres com apneia do sono mostraram ser mais propensas do que os homens a serem diagnosticadas com demência, sendo que esse risco aumenta após a menopausa, provavelmente devido à queda nos níveis de estrogênio.

A neurologista Dra. Tiffany J. Braley, líder do estudo, ressalta que essas descobertas trazem novos insights sobre o impacto de distúrbios do sono na saúde cognitiva a longo prazo. Outros fatores de risco modificáveis, como doenças cardiovasculares e transtornos de saúde mental, podem ser agravados pela apneia não tratada, o que destaca a importância do diagnóstico precoce.

Demência pode ser vista em mulheres após a menopausa e que sofrem do distúrbio do sono – Foto: Freepik/NDDemência pode ser vista em mulheres após a menopausa e que sofrem do distúrbio do sono – Foto: Freepik/ND

Contudo, o estudo observa que, para comprovar definitivamente a relação de causa entre apneia do sono e demência, seria necessário um estudo ao longo de vários anos, comparando os efeitos do tratamento da apneia com a ausência de tratamento.

Até que isso seja possível, os pesquisadores recomendam que tanto médicos quanto pacientes considerem a apneia obstrutiva como um fator de risco a ser tratado para evitar o declínio cognitivo e proteger a saúde mental.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Saúde o723w

Saúde

O que significa sentir chutes na barriga mesmo sem estar grávida 41216z

Sentiu algo parecido com chutes na barriga, mas sabe que não está grávida? Esse fenômeno curioso pod ...

Saúde

Quais grupos musculares treinar juntos? Veja as melhores combinações para maximizar resultados 5w1111

Saber quais grupos musculares treinar juntos é essencial, já que os exercícios devem promover força, ...

Saúde

Ter uma dessas duas profissões diminuem em até 40% o risco de morrer de Alzheimer 1a3m4z

O novo estudo destaca a ideia de que exercitar uma região do cérebro de forma constante pode protegê ...

Saúde

Nem banana, nem maçã: fruta mais saudável do mundo tem superpoder contra o envelhecimento k955

Essa fruta se destaca pela alta concentração de vitamina C e antioxidantes potentes, como os flavono ...